Conteúdo da Notícia

Mutirão Carcerário concede 28 benefícios a presos do Estado

Ouvir: Mutirão Carcerário concede 28 benefícios a presos do Estado

A coordenação do Mutirão Carcerário realizou, nesta terça-feira (27/10), no Fórum Clóvis Beviláqua, mais uma audiência com 28 detentos que estavam em presídios como a Colônia Agrícola de Amanari, o Presídio Feminino Auri Moura Costa e o Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS). Desse total, 25 foram beneficiados com regime aberto; dois, com extinção de pena; e um, com trabalho externo.
Na audiência, os egressos do sistema carcerário receberam vales-transporte, roupas, produtos de higiene e um encaminhamento para os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), onde terão oportunidade de retirar documentos como carteira de identidade e CPF. É lá também onde será feito um estudo socioeconômico com cada um dos beneficiados pelo Mutirão Carcerário. O objetivo é auxiliar na inserção do ex-detento tanto em programas sociais do governo como no mercado de trabalho.
De acordo com David Cruz, analista judiciário à disposição do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), as audiências coletivas são mais eficazes devido à presença da família dos ex-detentos. ?Quando se tem uma audiência em grupo, a conscientização e sensibilização deles é maior por causa de um componente muito importante que se chama família?, explica.
Para a juíza da 13ª Vara Criminal, Jacinta Inamar Frota Mota, a sociedade deve trabalhar de forma conjunta e continuar com esse trabalho de ressocialização dos ex-detentos. ?Sem a reinserção social, a reincidência tende a aumentar. O que deve existir é um total apoio por parte da sociedade, do governo, das empresas, inclusive da mídia, que pode ajudar a quebrar o preconceito contra os ex-detentos?, destaca a magistrada.