Conteúdo da Notícia

Leveza para tornar os dias de distanciamento social mais produtivos e agradáveis

Ouvir: Leveza para tornar os dias de distanciamento social mais produtivos e agradáveis

Diretora de Análise Criminal afirma que todos sairão deste momento fortalecidos e valorizando ainda mais o trabalho como servidor público. A maneira como a profissional encara o desafio diante da pandemia é o tema da nova reportagem da Série “Meu Trabalho em Casa”

Com a experiência anterior de atuar à distância, por já ter participado de grupos para acelerar o andamento dos processos, a servidora Rejiane Cavalcante, diretora de Análise Criminal da Secretaria Judiciária de 1º Grau, acredita que o mais importante como líder “é ter empatia, cuidar das pessoas, mostrar-se presente e ajudar a manter a produtividade e motivação, mais do que nunca, pois o trabalho tem papel fundamental na vida e no equilíbrio das pessoas”.

A unidade atende às demandas de 16 Varas Criminais de Fortaleza, relativas à emissão de diversos documentos (mandados de prisão, cartas precatórias, ofícios), sendo formada por 26 pessoas. “A gestão passou a ser remota, algo totalmente novo. Os obstáculos iniciais foram gradativamente superados e, hoje, o grupo consegue nível de produtividade igual ou melhor ao de quando o trabalho era presencial. A equipe tem visto de forma positiva o home office. Muitos pretendem continuar nesse regime, caso tenham a oportunidade”, afirma.

A comunicação e as orientações se dão por WhatsApp, e-mail e telefone. A diretora avalia que “saíremos desse momento fortalecidos e valorizando ainda mais o nosso trabalho como servidor público”.

CUIDADOS E LAZER
Sobre a rotina de TeleTrabalho, Rejiane conta que “separou um cantinho da casa para esse momento”. As atividades começam cedo da manhã, dividindo-se entre as funções profissionais e o papel de mãe, acompanhando a educação das duas filhas, de 6 e 9 anos de idade, que estão tendo aulas virtuais.

“Nas horas de lazer assistimos a filmes, séries, shows ao vivo e criamos brincadeiras. Também tenho dedicado-me mais à leitura e ao desenvolvimento de algumas novas habilidades e conhecimentos”, explica a servidora.

Mais exemplos de como estão atuando remotamente os que fazem o Judiciário estadual podem ser lidos nas reportagens da Série “Meu Trabalho em Casa”. O TeleTrabalho é uma determinação do Tribunal de Justiça do Ceará, como medida de prevenção do novo coronavírus e, consequentemente, preservação da saúde dos magistrados, oficiais de Justiça e demais servidores e colaboradores, advogados e outros cidadãos que precisam dos serviços judiciais.

Leia todas as reportagens da Série “Meu Trabalho em Casa”.