Conteúdo da Notícia

Legislação sobre biotecnologia é um dos temas de seminário na Esmec

Legislação sobre biotecnologia é um dos temas de seminário na Esmec

Ouvir: Legislação sobre biotecnologia é um dos temas de seminário na Esmec

A diretora do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), professora Alda Lerayer, abriu nesta sexta-feira (06/08) o Seminário Biotecnologia sem Mistério, promovido pela Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) com a palestra ?A biotecnologia na produção de alimentos saudáveis e seguros: situação no Brasil e no mundo?.
A professora falou sobre a biotecnologia na produção de alimentos para a saúde humana e meio ambiente, bem como sobre a legislação atual sobre o tema. Lerayer explicou que o principal objetivo é esclarecer para os juízes as bases científicas acerca do assunto. ?Será cada vez maior os pedidos de processo na área e o magistrado precisa estar informado sobre o assunto para que possa decidir e dar respostas aos processos com a segurança necessária?, explicou.
A biotecnologia é o uso de organismos vivos ou parte deles para a produção de bens e serviços, como a produção de alimentos fermentados, por exemplo. O CIB é uma organização não governamental que visa difundir informações técnicas e comprovadas sobre biotecnologia e biossegurança.
?A biotecnologia e os benefícios para o meio ambiente? foi o tema da palestra do professor Marcelo Gravina, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e membro do CIB. Já o professor Bruno Tanus Job e Meira ministrou sobre a regulamentação da biotecnologia no Brasil. O professor abordou sobre a legislação da biossegurança, a liberação comercial, bem como as ações judiciais atualmente em trâmite no Brasil sobre biotecnologia.
O encontro contou com a presença de magistrados, estudantes e convidados.