Conteúdo da Notícia

Lançado no Fórum Clóvis Beviláqua projeto que capacita mulheres apenadas

Lançado no Fórum Clóvis Beviláqua projeto que capacita mulheres apenadas

Ouvir: Lançado no Fórum Clóvis Beviláqua projeto que capacita mulheres apenadas

Direcionado para mulheres que cumprem pena e familiares de apenados, o projeto “Bem-Me-Quero” foi lançado na manhã desta quinta-feira (08/08), no Fórum Clóvis Beviláqua. A iniciativa é uma parceria do Poder Judiciário cearense com a Assembleia Legislativa do Estado.
“O mercado não é muito aberto para alguém com minha idade, 51 anos, e fica bem mais difícil na situação em que me encontro. E são essas portas que eu tenho agora para chegar onde desejo. Não quero ficar com a mente vazia. Prefiro me engajar em um curso, me capacitar, obter outros conhecimentos, melhorar”, relatou Valdirene Moura Teixeira, uma das 22 mulheres inscritas para participar do projeto.
Outra beneficiada pela iniciativa, Elma da Silva Pereira, disse que soube da capacitação ao solicitar um documento no Fórum. “Eu vim aqui atrás de uma certidão, aí fiquei sabendo que iria haver este curso. Fiquei interessada e vim com a possibilidade de uma oportunidade de melhorar minha vida, se Deus quiser.”
A parceria foi firmada em julho deste ano entre os presidentes do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Washington Araújo, e do Legislativo estadual, deputado José Sarto. O “Bem-Me-Quero” é um dos projetos de ressocialização de presos em Fortaleza que fazem parte do programa Um Novo Tempo, conduzido pelas três Varas de Execução Penal, em parceria com órgãos públicos e empresas particulares. As ações também contam com incentivo à educação e capacitação (projeto Aprendizes da Liberdade) e inserção no mercado de trabalho (projetos Reconstruir, Cozinha Mágica e Justiça de Portas Abertas).
O coordenador do programa Um Novo Tempo, Marcelo Cysne, explicou que as beneficiadas pelo “Bem-Me-Quero” são apenadas que estão nos regimes semiaberto, aberto e livramento condicional, e que toda a capacitação será conduzida pela equipe do Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC).
Cristiane Sales Leitão, secretária do MMLC, destacou que o curso contará com dez encontros voltados para o desenvolvimento da inteligência emocional das mulheres, visando prepará-las para o retorno à vida em sociedade. Durante as aulas, serão abordadas, por meio de técnicas de coaching e questões relativas ao fortalecimento da autoestima.