Conteúdo da Notícia

1ª Câmara Criminal do TJCE realiza primeira audiência por videoconferência internacional

1ª Câmara Criminal do TJCE realiza primeira audiência por videoconferência internacional

Ouvir: 1ª Câmara Criminal do TJCE realiza primeira audiência por videoconferência internacional

As audiências por videoconferência se tornaram frequentes no Judiciário estadual na atual Gestão do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), que priorizou o uso dessa ferramenta porque agiliza o trâmite processual. A experiência mais recente com o uso do sistema ocorreu entre 1ª Câmara Criminal do Tribunal e um advogado que estava em Coimbra, Portugal.
“Quando fui intimado da sessão de julgamento no TJCE estava na Ucrânia e solicitei a realização da sustentação oral por videoconferência. No dia do julgamento, estava em Portugal, onde minha cliente reside”, explicou o advogado Marcos Almeida.
O pedido foi aceito pelo relator do processo, desembargador Mário Teófilo Neto, que ressaltou a importância da videoconferência. “Hoje em dia não há mais fronteiras para que você possa atuar no processo. Do outro lado do oceano Atlântico o advogado, ao mesmo tempo que nós aqui, executa seu trabalho, faz sua sustentação oral e o processo é julgado.”
Sobre a experiência com o Judiciário cearense, o advogado disse que “ainda existem alguns tribunais no Brasil que tenho dificuldade para utilizar a ferramenta, mas minha experiência com o TJCE foi bem-sucedida e no mesmo padrão de tribunais europeus”.
A videoconferência foi realizada na sessão dessa terça-feira, dia 6 de agosto, por meio de aplicativo.
Leia também: TJCE utiliza videoconferência para realizar audiências nas Comarcas Vinculadas