Conteúdo da Notícia

Justiça estadual vai implementar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030

Ouvir: Justiça estadual vai implementar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030

Magistrados cearenses participaram do seminário virtual realizado nesta terça-feira (27/04) pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O evento discutiu o papel do Poder Judiciário com a Agenda 2030, que tem o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável, erradicar a pobreza e garantir vida digna para todos. Na ocasião, foram debatidas os temas “Questões ambientais complexas e a Agenda 2030”, “Preservação das florestas do Brasil e a Agenda 2030”, “Metas 9 e 12 e a Agenda 2030”.

Comprometido com o ideal, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) aprovou no último dia 8 de abril uma comissão para integrar o Judiciário cearense à Agenda 2030. A iniciativa tem a intenção de divulgar e estimular a incorporação do Plano de Ações e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para que magistrados, servidores e demais colaboradores se sensibilizem quanto à importância de políticas públicas e de hábitos socialmente responsáveis, ambientalmente corretos e economicamente viáveis.

Nesse sentido, a Comissão do TJCE vai planejar ações, propor estratégias, instrumentos e programas para implementar os ODS e a efetiva integração da Agenda 2030. A Comissão ainda fará a identificação, sistematização e divulgação de boas práticas e promoverá articulação interna e externa para o alcance dos ODS, que no total são 17. Vale destacar que os ODS estão alinhados ao Planejamento Estratégico que vem sendo executado pela atual Gestão do Tribunal de Justiça do Ceará.

AGENDA 2030

A Agenda 2030 é um plano de ações desenvolvido no âmbito da Organização das Nações Unidas visando à erradicação da pobreza e à promoção do desenvolvimento econômico, social e ambiental em escala global até o ano de 2030. Também leva em conta as metas globais fixadas pela ONU em 2015, designadas de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a serem alcançadas nos 15 anos imediatamente subsequentes.