Conteúdo da Notícia

Justiça estadual movimenta mais de 98 mil processos durante Mutirão de Sentenças e Baixas

Justiça estadual movimenta mais de 98 mil processos durante Mutirão de Sentenças e Baixas

Ouvir: Justiça estadual movimenta mais de 98 mil processos durante Mutirão de Sentenças e Baixas

A 3ª edição da Semana Estadual de Sentenças e Baixas Processuais nas unidades judiciárias cearenses, Secretaria Judiciária e gabinetes de desembargadores do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), ocorrido entre os dias 21 de outubro a 4 de novembro, foi responsável pela movimentação de 98.368 processos. O número corresponde a 54.970 ações baixadas e 43.398 julgadas.
Magistrados e servidores atuaram, em regime de mutirão, para analisar todas as ações não baixadas, com a finalidade de efetivar o trânsito em julgado, a remessa em grau de recurso, a baixa ou o arquivamento definitivo. A prioridade foi para julgamento de casos enquadrados em metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O corregedor-geral da Justiça, desembargador Teodoro Silva Santos, parabenizou aos colaboradores, destacando o empenho de todos. “A efetivação da prestação jurisdicional foi alcançada com o esforço dos que fazem o Poder Judiciário do Ceará. O nosso objetivo maior é a celeridade nos julgamentos e o cumprimento de metas, impactando no aumento da produtividade”.
O desembargador enfatizou ainda que a “evidente dedicação dos juízes da Capital e do Interior, trabalhando inclusive aos sábados e domingos, é uma clara demonstração de consideração à Instituição e respeito ao jurisdicionado”.
As varas que implantaram recentemente o Sistema de Automação de Julgamento eletrônico (SAJ) realizarão a força-tarefa até 18 de novembro. O esforço concentrado é uma inciativa conjunta da Presidência do TJCE e da Corregedoria-Geral da Justiça.
FIQUE POR DENTRO
Baixa – ocorre quando o processo é retirado dos sistemas em razão de arquivamento, trânsito em julgado ou envio de recurso.
Sentença – é o pronunciamento por meio do qual o juiz analisa o pedido das partes, extinguindo a fase cognitiva ou executória do processo.