Conteúdo da Notícia

Justiça e Prefeitura de Fortaleza entregam obras de requalificação do entorno do Fórum Clóvis Beviláqua nesta terça-feira

Ouvir: Justiça e Prefeitura de Fortaleza entregam obras de requalificação do entorno do Fórum Clóvis Beviláqua nesta terça-feira

O entorno do Fórum Clóvis Beviláqua passou por melhorias e intervenções estruturais, que agora serão entregues à população. O projeto de requalificação da área envolve ainda a regularização e padronização dos quiosques de vendedores autônomos da região, beneficiando dezenas de famílias. A solenidade de inauguração ocorrerá nesta terça-feira (15/12), às 10h, e contará com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Washington Araújo, e da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), Erinaldo Dantas, além de autoridades municipais e de instituições parceiras.

As obras de requalificação tiveram início em 2019 e incluem urbanização do canteiro central da rua Desembargador Floriano Benevides Magalhães, recapeamento asfáltico, reforço da sinalização horizontal, iluminação com lâmpadas LED e paisagismo. Além disso, foi instalada uma estação do Bicicletar próxima à entrada do Fórum.

A iniciativa, denominada “FCB e Você”, é fruto de parceria do TJCE, por meio da Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), e da Prefeitura de Fortaleza, com coordenação da Secretaria Regional VI. Segundo a juíza Ana Cristina Esmeraldo, diretora do Fórum, o objetivo não foi apenas organizar a área do entorno do edifício, mas promover o compartilhamento do uso do espaço público, em benefício da coletividade.

Para isso, o Judiciário uniu esforços com as instituições que utilizam o prédio e o entorno, com o objetivo de ordenar os espaços, adequando-os a uma realidade que já existe. As instituições parceiras serão adotantes de “pedaços” da área e ficarão responsáveis por sua manutenção. Entre os parceiros estão Sicredi Cooperjuris, OAB-CE, Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Autarquia de Paisagismo e Urbanismo de Fortaleza (UrbFor) e Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE).

RESPONSABILIDADE SOCIAL
O projeto de urbanização não altera apenas a estrutura física, mas também é uma iniciativa de responsabilidade social e de inclusão. Durante a elaboração do projeto, a Regional VI identificou 27 vendedores autônomos na área, comercializando principalmente alimentos.

O cadastramento desses vendedores facilitou o recebimento do auxílio emergencial durante a pandemia de coronavírus. Antes trabalhando na informalidade, os permissionários passaram a participar de programas de apoio da Prefeitura, o que permitiu o acesso mais facilitado ao benefício, conforme explicou o diretor da área administrativa do FCB, Pedro Sampaio.

Além disso, a ideia é que os permissionários passem periodicamente por capacitações, promovidas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

SERVIÇO
Evento: Entrega das obras de requalificação do entorno do Fórum Clóvis Beviláqua
Data: 15/12/2020 (terça-feira)
Hora: 10h
Local: Em frente à entrada principal do Fórum