Conteúdo da Notícia

Justiça concede liminar e suspende eleições

Ouvir: Justiça concede liminar e suspende eleições

24.06.2009 Gol Pág.: 15
Uma liminar da 11ª Vara Cível de Fortaleza, em ação cautelar impetrada pelo América, suspendeu ontem as eleições na Federação Cearense de Futebol (FCF), marcada para o próximo sábado, dia 27 de junho. O advogado do América, Nelson Brandão, alega que o pedido teve como base algumas irregularidades na convocação das eleições na FCF. Entre as alegações estão a falta de planejamento para um pleito com uso de urnas eletrônicas e de um esquema de segurança para a realização das eleições.
Nelson Brandão diz que o voto por urna eletrônica não faz parte do que consta no Estatuto da FCF e como orienta a Lei Pelé. O temor é que algumas equipes ou ligas esportivas, que fazem parte do colégio eleitoral, não teriam seus votos computados de forma correta.
A oposição no pleito é representada pela chapa Idemar Citó (presidente) e Sílvio Carlos Vieira Lima (vice-presidente), enquanto os candidatos da situação são Mauro Carmélio (presidente) e Josimar de Carvalho (vice-presidente). O advogado da situação Jorge Mota avalia que o pedido de liminar partiu da oposição como uma forma de ganhar tempo. “Eles viram, que não tinham votos suficientes para ganhar”, definiu.
Jorge Mota ainda considerou as alegações no pedido de liminar sem fundamento. “Quando o juiz analisar com calma vai ver que não há sustentação”, disse o advogado. Jorge Mota ainda acrescentou que todas as providências para o pleito foram tomadas. “Solicitamos as urnas do Tribunal Regional Eleitoral, a presença de um desembargador que vai comandar o processo e de um membro do Ministério Público para acompanhar a votação”, reforçou. O advogado diz que vai tentar a derrubada da liminar até próximo sábado.