Conteúdo da Notícia

Justiça cearense recebe apoio técnico do CNJ para aprimorar a operacionalização do PJe

Ouvir: Justiça cearense recebe apoio técnico do CNJ para aprimorar a operacionalização do PJe

Para aperfeiçoar a qualidade da operacionalização do Processo Judicial Eletrônico (PJe), a Secretaria de Tecnologia do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) está recebendo o apoio técnico de um grupo de trabalho do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). As atividades começaram nesta terça-feira (07/03) e prosseguem até quinta, dia 9.

“Atualmente, o Sistema PJe vem apresentando muita instabilidade. Os técnicos do CNJ farão o diagnóstico para melhoria do funcionamento e desempenho da ferramenta”, disse o diretor executivo da Diretoria Negocial do PJe no Judiciário cearense, Miguel Mota.

O chefe de Divisão do PJe do CNJ, Paulo Porto, explicou que o Conselho Nacional de Justiça formou um grupo de trabalho para apoiar os tribunais em relação à implantação e expansão do sistema. “Primeiro, fazemos um diagnóstico, durante três dias, sobre as necessidades da Instituição. Depois, vamos para a fase de imersão, em que atuamos em cima das demandas, por uma semana. Nosso trabalho funciona como um apoio técnico para melhorar a experiência do usuário”.

FIQUE POR DENTRO
O PJe foi desenvolvido pelo CNJ em parceria com diversos Tribunais e tem a participação consultiva do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Advocacia e de Defensorias Públicas. A finalidade do TJCE é que a plataforma torne-se um único sistema, gratuito, colaborativo, preservando os sistemas públicos em produção, mas consolidando a sua política para a gestão e expansão, transformando-o em uma área multisserviço que permita aos Tribunais fazer adequações conforme as necessidades e que garanta, ao mesmo tempo, a unificação do trâmite processual no país. Desde o início da Expansão do PJe, o TJCE, por meio da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), vem capacitando os usuários e expandindo o sistema para tramitação dos processos judiciais no âmbito do Judiciário estadual.

Pje