Conteúdo da Notícia

Justiça cearense obtém mais de 3 mil acordos na Semana Nacional da Conciliação

Justiça cearense obtém mais de 3 mil acordos na Semana Nacional da Conciliação

Ouvir: Justiça cearense obtém mais de 3 mil acordos na Semana Nacional da Conciliação

O Judiciário do Ceará realizou 9.817 audiências durante a XIV Semana Nacional da Conciliação de 4 a 8 de novembro, envolvendo as comarcas de Fortaleza e do Interior do Estado. Desse total, 3.263 resultaram em acordos entre as partes, com índice de 33,24% de sucesso.
A maior quantidade de audiências aconteceram no Interior: 7.436. Já na Capital foram realizadas 2.381. Em relação aos acordos, 864 em Fortaleza e 2.399 no restante do Estado. Ao todo, foram agendadas 13.879 audiências para esta edição.
A mobilização contou com a participação dos 41 Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), todas as Varas de Competência Cível, Juizados Especiais, além do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Ceará (Nupemec-TJCE), que priorizou a conciliação envolvendo processos da área de Família.
As unidades judiciárias que obtiveram o maior número de acordos foram: o Juizado Especial de Iguatu, com 171; a 2ª Vara de Quixeramobim, com 145; e a 12ª Vara de Família de Fortaleza, com 132.
De iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Semana da Conciliação foi instituída em 2006. A campanha ocorre anualmente em parceria com os Tribunais de Justiça, Tribunais Federais e Tribunais do Trabalho.
CONCILIAR: TODO DIA PERTO DE VOCÊ
Durante o ano inteiro, a pessoa que tiver interesse em resolver seu processo de forma consensual, pode solicitar o agendamento de sessão de mediação ou conciliação. Para isso, basta entrar em contato com a unidade onde tramita a ação, por meio de petição, ou utilizar o sistema “Quero Conciliar”, plataforma digital acessível no portal do TJCE.