Conteúdo da Notícia

92% das comarcas do Ceará já funcionam com processo eletrônico

92% das comarcas do Ceará já funcionam com processo eletrônico

Ouvir: 92% das comarcas do Ceará já funcionam com processo eletrônico

Das 184 comarcas do Estado, 169 já estão com o Sistema de Automação da Justiça (SAJ) eletrônico implantado. Essa ferramenta possibilita a tramitação eletrônica de processos, promovendo maior agilidade no julgamento de ações. O número, atualizado até a quinta-feira (14/11), corresponde a 92% do total no Ceará.
A implantação do sistema faz parte do Programa Celeridade e Produtividade do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). A previsão é concluir até dezembro deste ano. As demais comarcas (15), continuam trabalhando com o SAJ físico, que é o primeiro passo para o funcionamento da versão eletrônica.
A partir do Sistema, os pedidos passam a ser feitos por meio de computador com acesso à internet, sem a necessidade de deslocamento aos fóruns e entrega de peças em papel. Os julgadores decidem nos autos digitais, que permitem gravação de audiências e ficam armazenados em datacenter, garantindo mais segurança.
Veja no mapa as comarcas com SAJ eletrônico (cor verde) e com SAJ físico (cor laranja). A ferramenta já funciona nas Varas e nos Gabinetes de desembargador. Já os Juizados Especiais adotam o Processo Judicial Eletrônico (PJe), outro software de tramitação das ações judiciais.