Conteúdo da Notícia

Justiça acata denúncia de tentativa de estupro e tortura

Ouvir: Justiça acata denúncia de tentativa de estupro e tortura

17ª Vara
Fortaleza Pág. 08 07.11.2009
Estudante e comerciante são acusados de agressões físicas e psicológicas contra uma universitária. O primeiro também foi indiciado por tentativa de estupro
Nicolau Araújo
nicolau@opovo.com.br
A juíza da 17ª Vara Criminal, Marlúcia de Araújo Bezerra Pedroza, acatou ontem a denúncia contra o estudante de Economia, Régis Antônio Benevides dos Santos, 29, pelos crimes de tortura qualificada pela lesão corporal grave e tentativa de estupro, como também contra o comerciante Paulo Fernando Souza de Andrade, 32, pelo crime de tortura. Caso sejam condenados, o estudante poderá pegar uma pena que varia de oito a 17 anos de reclusão, enquanto o comerciante poderá cumprir uma pena que varia entre quatro e 10 anos de prisão.
Os dois são acusados de torturar durante horas uma estudante universitária, de 22 anos, no último dia 27 de março, que teve que pular do segundo andar de um prédio, na Praia do Futuro, para fugir das agressões. Na queda, a estudante sofreu fraturas nas pernas e na coluna. Sete meses depois, ela ainda é submetida a sessões de fisioterapia intensa, ao ponto de residir em um hospital particular de segunda a sexta-feira.
A partir da próxima segunda-feira, os advogados de defesa dos acusados poderão se manifestar. Somente depois, a Justiça marcará as datas das audiências de instrução para interrogatório dos acusados. Na mesma época, serão ouvidas também as testemunhas de defesa e de acusação. Após todo o processo, a juíza marcará a data do julgamento, que não deverá ocorrer até o início do segundo semestre do próximo ano.
Pelos depoimentos dos acusados, durante o inquérito policial instaurado na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), a defesa deverá insistir na tese de que não houve tortura, tampouco tentativa de estupro. No início de abril, o estudante universitário e o comerciante negaram os espancamentos contra a vítima.
“Logo que subimos, Régis entrou no apartamento com a garota e eu desci para beber cerveja. Depois, subi novamente e vi que os dois já estavam discutindo. Em determinado momento, nós nos afastamos e ouvimos um barulho. Ela havia pulado“, declarou Paulo Fernando.
Já Régis Antônio disse ainda que, no caminho para o apartamento, parou numa farmácia e falou para a universitária que iria comprar preservativos. “Só estranhei quando subimos no apartamento e ela se negou a manter relação sexual“, contou.
E-MAIS
> A estudante universitária teria conhecido Régis Antônio Benevides dos Santos em uma casa de show na avenida Washington Soares, na Água Fria. De acordo com o seu depoimento à delegada Rena Gomes, titular da Delegacia de Defesa da Mulher, ela teria aceitado ir até a residência do estudante de Economia porque ele disse que teria que pegar um outro veículo, diante de problemas mecânicos do primeiro.
> De acordo a denúncia do Ministério Público Estadual, o estudante de Economia passou a espancá-la depois que ela se negou a manter relações sexuais com ele. Segundo ainda a denúncia, em um dado momento o agressor ligou para um amigo e pediu para que ele se deslocasse até o seu apartamento, na Praia do Futuro, pois havia um travesti na sua companhia. Antes, o agressor teria tentado em vão a presença de um outro amigo.
> A estudante relatou em depoimento que um dos piores momentos no apartamento foi quando os agressores pegaram uma faca para cortar os seus cabelos. Conforme a denúncia do promotor Francisco Lucídio de Queiroz Júnior, o ato configura em tortura psicológica. Segundo ainda a denúncia do promotor, a violência contra a universitária durou cerca de seis horas, quando ela pulou da varanda do apartamento e foi socorrida por moradores do prédio.
> Ao O POVO, na última terça-feira, a estudante contou que consegue se locomover com cadeira de rodas ou com a ajuda de moletas. Ela disse que tenta recuperar os movimentos da perna direita, que apresenta dormência por causa de uma lesão na coluna. A universitária ainda comemora a recente recuperação dos movimentos da outra perna.