Conteúdo da Notícia

Mutirão Carcerário realiza última audiência coletiva e entrega 35 alvarás de soltura

Mutirão Carcerário realiza última audiência coletiva e entrega 35 alvarás de soltura

Ouvir: Mutirão Carcerário realiza última audiência coletiva e entrega 35 alvarás de soltura

A coordenação do Mutirão Carcerário do Ceará realizou, nesta segunda-feira (09/11), no Fórum Clóvis Beviláqua, a última audiência coletiva beneficiando 35 presos provisórios com alvarás de soltura. Os ex-detentos, oriundos de unidades como a Cadeia Pública de Maracanaú, o Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II e o Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa, além da liberdade, também receberam encaminhamento para comparecerem aos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) da Prefeitura de Fortaleza.
Lá, eles serão orientados sobre retirada de documentos, concessão de benefícios sociais e capacitação para o ingresso no mercado de trabalho.
?Estamos entregando um documento que mostra que tem gente acreditando, desejando que os senhores não voltem a fazer o que os levou ao presídio. E mais: não basta ter liberdade, é preciso ter liberdade com cidadania. Compareçam aos Cras para ter acesso à assistência e a uma nova oportunidade?, disse o analista judiciário à disposição do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), David Pereira Cruz, aos beneficiados.
Na audiência, presidida pela juíza Rosilene Ferreira Tabosa Facundo, também estavam presentes outros egressos do sistema penal já beneficiados pelo Mutirão Carcerário, que tiveram a oportunidade de tirar carteira de identidade.
Coordenado pelo CNJ e pela Corregedoria Geral da Justiça, o Mutirão Carcerário vai realizar, até o fim deste mês, uma solenidade de assinatura de convênios com todos os parceiros do projeto ?Começar de Novo?, que prevê a ressocialização dos egressos do sistema carcerário. Entre os parceiros estão o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Banco do Nordeste (BNB), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Federação do Comércio do Ceará (Fecomércio-CE). O encerramento das atividades está programado para o próximo dia 2 de dezembro.