Conteúdo da Notícia

Em menos de um ano, Justiça estadual condena ‘Zé do Valério’ por homicídios praticados em Tauá e Pedra Branca

Ouvir: Em menos de um ano, Justiça estadual condena ‘Zé do Valério’ por homicídios praticados em Tauá e Pedra Branca

O vaqueiro José Pereira da Costa, conhecido como ‘Zé do Valério’, foi condenado a 26 anos e três meses de prisão, em regime inicialmente fechado, por matar a ex-patroa no município de Tauá, no Interior do Ceará. Ele também tentou contra a vida do esposo da vítima, durante emboscada. A decisão é do Conselho de Sentença da 1ª Vara Criminal da Comarca de Tauá e foi proferida nesta quarta-feira (15/03), após sete horas de julgamento.

O júri reconheceu, entre as qualificadoras, o motivo fútil. A sessão foi presidida pelo juiz Frederico Costa Bezerra. Na sentença, o magistrado enfatiza que o réu praticou dois delitos de homicídio duplamente qualificado, um consumado contra a vida da mulher, e o outro tentado e não consumado, contra a vida do esposo dela.

De acordo com os autos, em outubro de 2012, ‘Zé do Valério’ foi contratado para trabalhar na propriedade rural do casal. Insatisfeitos com os serviços prestados, eles chegaram a reclamar e chamar a atenção do réu, que reagiu de modo irritado às críticas feitas. Em abril de 2013, ele foi avisado do fim de seu vínculo empregatício. Inconformado, se dirigiu à fazenda e com uma arma de fogo atirou contra a mulher, arrastando seu corpo para o matagal. Depois, tentou matar o marido da vítima em uma emboscada.

OUTRA CONDENAÇÃO

O acusado ficou foragido por seis anos. Em 2019, após praticar o crime de feminicídio contra a universitária Danielle Oliveira, no município de Pedra Branca, também no Ceará, ele foi preso e, na ocasião, confessou ser o autor do homicídio da ex-patroa em Tauá e da tentativa de homicídio contra o marido dela. Após a confissão, o Ministério Público do Ceará (MPCE) ofertou denúncia. Em maio de 2022, “Zé do Valério” foi condenado pelo Tribunal da 3ª Vara do Júri de Fortaleza a 30 anos de prisão pela morte da universitária.

Com a decisão do júri dessa quarta-feira (15), em menos de um ano, a Justiça cearense condenou ‘Zé do Valério’ pelos crimes, cujas penas somam mais de 56 anos de prisão.