Conteúdo da Notícia

Juízes participam de capacitação sobre sentença no novo CPC

Juízes participam de capacitação sobre sentença no novo CPC

Ouvir: Juízes participam de capacitação sobre sentença no novo CPC

O desembargador Alexandre Antonio Franco Freitas Câmara ministrou o curso “Estruturação e Fundamentação da Sentença no novo Código de Processo Civil”, na sexta e sábado (17 e 18 de agosto), das 8h às 18 horas, na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), tendo sido bastante elogiado por juízes e servidores que participaram da capacitação.
Com carga horária de 20h/a, o curso (que também valeu como a disciplina Fundamentação das Decisões Judiciais, para os alunos da Especialização em Processo Civil) está credenciado junto à Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).
Alexandre Câmara é desembargador pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Doutor em Direito Processual (PUC-MG) e membro do Instituto Carioca de Processo Civil, do Instituto Brasileiro de Direito Processual, da Academia Brasileira de Direito Processual Civil, do Instituto Ibero-Americano de Direito Processual e da Associação Internacional de Direito Processual. É autor de vários livros e artigos científicos na área do Direito Processual Civil.
O magistrado foi apresentado aos participantes do curso de aperfeiçoamento e da Especialização pelo coordenador-geral da Esmec, juiz Ângelo Vettorazzi.
O desembargador iniciou sua fala fazendo uma ressalva: “Venho defendendo que o mais importante para o juiz é o saneamento do processo e a organização, embora para o jurisdicionado o que importa seja a sentença, e é sobre ela que vamos falar”.
Segundo Alexandre Câmara, “os pronunciamentos do juiz nos autos se dão de duas formas: através de despachos, que são meras movimentações do processo; e de decisões, que são um campo riquíssimo, pois as proferimos a todo momento. Elas, por sua vez, podem vir através de sentenças ou de decisões interlocutórias”.
“Sentença é o pronunciamento decisório que põe fim a um procedimento cognitivo ou executivo. Já em relação à decisão interlocutória, o CPC considera todo ato decisivo que não seja sentença”, explicou o desembargador.
Fonte: Esmec