Conteúdo da Notícia

Juízes finalizam neste sábado análise de processos da vara da infância no Ceará

Ouvir: Juízes finalizam neste sábado análise de processos da vara da infância no Ceará

31.07.09
Juízes da Vara de Infância e Juventude (VIJ) do Ceará trabalharão neste sábado (01 /08) para concluir a análise de processos da vara, relacionados ao mutirão carcerário do estado . O mutirão foi iniciado no último dia 13, com o apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). De acordo com o juiz Nicolau Lupianhes, a expectativa é de que sejam verificados entre 200 e 300 processos. ?Trabalharemos a partir das oito horas até o horário que for necessário?, explica.
Segundo o juiz Nicolau Lupianhes, que coordena o mutirão da VIJ pelo CNJ, a conclusão dos trabalhos só será possível com o apoio da defensoria pública. ?Temos 20 defensores atuando no mutirão e o trabalho deles tem sido fundamental?, ressalta. O juiz explica ainda que existem cerca de 1.000 processos na Vara de Execução de Medidas Socioeducativas e aproximadamente 900 adolescentes internados. O trabalho no sábado contará com a participação dos juízes da Vara da Infância e também de quatro corregedores de justiça estadual.
O mutirão carcerário no Ceará analisa não só os processos da VIJ como também os processos referentes a presos provisórios e condenados. A previsão é de que o mutirão seja encerrado no dia 25 de setembro. O esforço conjunto conta com a participação da Secretaria da Justiça e Cidadania (SEJUS), Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Defensoria Pública do Estado do Estado do Ceará, Ministério Público do Estado do Ceará e Ordem dos Advogados do Brasil ? Seção do Estado do Ceará.