Conteúdo da Notícia

1º dia da Campanha “Diga sim ao seu filho” alcança média de 55% de sucesso nas ações

1º dia da Campanha “Diga sim ao seu filho” alcança média de 55% de sucesso nas ações

Ouvir: 1º dia da Campanha “Diga sim ao seu filho” alcança média de 55% de sucesso nas ações

O diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, Francisco José Martins Câmara, abriu nesta segunda-feira (03/08) os trabalhos da segunda edição da Campanha ?Diga sim ao seu filho?. O evento que acontece até quinta-feira (06/08), no período da tarde, é organizado pelo juiz Francisco Bezerra Cavalcante, titular da 2ª Vara de Família. A expectativa é que se realizem, em média, 25 audiências por dia.
A campanha ?Diga sim ao seu filho? é uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) e a Diretoria do Fórum Clóvis beviláqua. O objetivo é realizar os exames de DNA in loco e resolver, de forma célere, as pendências judiciais familiares, ou seja, os reconhecimentos de paternidade.
?Não há administração sem mãos dadas. Gostaria que todos os juízes das Varas de Família implementassem em suas secretarias a idéia do doutor Bezerra Cavalcante?, ressaltou o diretor do Fórum, representando o desembargador Ernani Barreira, presidente do TJCE, impossibilitado de comparecer ao evento, mas que fez questão de parabenizar o juiz e seu corpo funcional.
A chance de saber quem é o pai de Adriele, de apenas um mês, levaram Adriana Silva de Souza e Antônio Natanael a procurar a 2ª Vara de Família. Eles foram o primeiro casal atendido pela campanha. ?Mesmo que eu não seja o pai, pretendo criá-la, pois estou com Adriele desde o seu nascimento?, declarou Natanael. O resultado do exame fica pronto em 10 dias úteis a contar da data de coleta das amostras para a análise.
Esta é a primeira vez que o Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen) adere à Campanha ?Diga sim ao seu filho?. ?Agradeço à presidência do Tribunal e à diretoria do Fórum que trouxeram o Lacen para este projeto?, frisou o juiz Francisco Bezerra. Para o coordenador do setor de Paternidade do Lacen, Danúbio Andrade, a parceria é importante porque contribui para diminuir as filas de espera. ?São 82 famílias que poderão ser beneficiadas com o exame?, comentou o coordenador.
O primeiro dia de campanha terminou com um número positivo em relação aos processos agendados. Das 20 audiências realizadas, foram feitos 11 exames de DNA, o que significa que houve êxito de 55% nos processos de investigação de paternidade marcados para hoje.