Conteúdo da Notícia

Juízes e servidores do Interior participam da segunda reunião de elaboração do Plano Estratégico

Juízes e servidores do Interior participam da segunda reunião de elaboração do Plano Estratégico

Ouvir: Juízes e servidores do Interior participam da segunda reunião de elaboração do Plano Estratégico

O segundo encontro para elaboração do Plano Estratégico 2015-2020 do Judiciário estadual ocorreu nesta sexta-feira (19/09), com a participação de magistrados e servidores. O objetivo é fazer o mapeamento e a discussão de questões internas e externas do Judiciário para, em seguida, nos meses de outubro e novembro, serem construídos os objetivos, indicadores e metas voltados à melhoria dos serviços nos próximos seis anos.

Para este encontro, foram convidados profissionais da 1ª, 2ª e 3ª Zona Judiciária do Estado. Servidores de unidades administrativas do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e do Fórum Clóvis Beviláqua também participaram.

Na abertura, a desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira (supervisora do Comitê Estratégico do Tribunal – Coes), destacou a importância da contribuição de juízes e servidores na elaboração do Plano. Depois, o consultor Fernando Coutinho apresentou as etapas de construção de plano e execução da estratégia, que consistem em elaboração, execução, monitoramento e avaliação. Ele falou ainda sobre as tendências atuais e o cenário desejado para o Poder Judiciário.

Os participantes foram divididos em grupos para debater ideias envolvendo 11 macrodesafios estipulados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o Planejamento 2015-2020. Entre eles estão celeridade e produtividade na prestação jurisdicional, aprimoramento da gestão da justiça criminal e garantia dos direitos de cidadania.

“É importante essa iniciativa de ouvir quem atua nas Varas, pois sabemos o que é mais necessário para a efetiva prestação jurisdicional. Minha expectativa é que se forme um Plano realista, que possa promover uma Justiça mais célere e de qualidade”, declarou o juiz Ricardo Alexandre da Silva Costa, titular do Juizado Especial Cível e Criminal de Iguatu.

Para a servidora Magnólia Bandeira, que trabalha no Fórum Clóvis Beviláqua, o encontro ajuda a despertar o interesse pelo planejamento. “Mostra também que o Tribunal se preocupa em valorizar o servidor. Espero que as ideias debatidas sejam realmente aplicadas e monitoradas”, disse.

À tarde, os assuntos debatidos em grupo foram apresentados a todos os participantes. Houve também a realização de dinâmica com o objetivo de identificar as necessidades dos usuários dos serviços judiciais e propor ações para satisfazê-los. A secretária especial de Planejamento e Gestão do TJCE, Diana Santos Pontes, apresentou, ao final dos trabalhos, um balanço do processo de planejamento ocorrido entre os anos de 2010 e 2014.

Os próximos encontros ocorrem nos dias 22 e 26 de setembro. Até dezembro será entregue à Presidência do TJCE minuta de Resolução do Plano Estratégico 2015-2020. As atividades são coordenadas pelo Comitê Estratégico do Judiciário. A elaboração tem como guia as discussões e deliberações obtidas pela Rede Nacional de Governança Colaborativa do Judiciário, além das determinações contidas na Resolução nº 198/2014 do CNJ.