Conteúdo da Notícia

Juízes das Varas Criminais recebem  treinamento para operar sistema virtual

Juízes das Varas Criminais recebem treinamento para operar sistema virtual

Ouvir: Juízes das Varas Criminais recebem treinamento para operar sistema virtual

Os juízes das Varas Criminais da Comarca de Fortaleza iniciaram, na manhã desta segunda-feira (31/01), curso de capacitação para uso do Sistema de Automação da Justiça (SAJ), programa de gestão de processos digitais adotado pelo Poder Judiciário do Ceará. Atualmente, os processos físicos em tramitação nessas unidades estão sendo digitalizados.
Neste primeiro dia, os magistrados conheceram comandos de gerenciamento processual, como a criação de fluxos de trabalho. O treinamento acontece no Fórum Clóvis Beviláqua até a próxima sexta-feira (04/02).
?Nós, juízes, vamos ter um melhor controle sobre a tramitação processual. São muitas informações (no sistema novo), mas a tendência é que, com o treinamento e a prática, a tramitação melhore?, disse a juíza Cristiane Maria Martins Pinto de Farias, da 10ª Vara Criminal, a respeito do SAJ.
O titular da 16ª Vara Criminal, juiz José Lima de Oliveira, comentou os avanços na prática judicial com a inovação. ?Há quase 30 anos, eu iniciava na magistratura e jamais poderia imaginar que um dia conseguiríamos evoluir a este ponto. É um treinamento valioso e, na medida em que nos familiarizarmos, sentiremos grande diferença na tramitação dos processos?, declarou.
De 24 a 28 de janeiro, foi realizada capacitação com servidores e diretores de secretaria. Para Gustavo Pereira, assessor da Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), os cursos auxiliam na adaptação para a mudança cultural, de paradigmas e de mentalidade que a virtualização acarreta.
?A capacitação tem que ser um trabalho constante. Por isso, também realizamos outros cursos de reforço e acompanhamentos nas unidades judiciarias?, ressaltou.