Conteúdo da Notícia

Juizado da Mulher participa de roda de conversa sobre violência de gênero

Juizado da Mulher participa de roda de conversa sobre violência de gênero

Ouvir: Juizado da Mulher participa de roda de conversa sobre violência de gênero

A juíza Rosa Mendonça, titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Capital, participou, nessa terça-feira (21/05), da roda de conversa “Todos por elas”, no Centro Universitário Christus, em Fortaleza. O evento, voltado para estudantes e profissionais do Direito, foi promovido pelo Instituto Constituição Cidadã, projeto social destinado a fomentar a cidadania e a participação popular.

Também participaram como debatedoras a promotora de Justiça do Juizado da Mulher, Roberta Coelho, e a professora Andreia Costa, coordenadora-geral do curso de Direito da Unichristus. Na ocasião, a magistrada falou sobre os avanços promovidos pela Lei Maria da Penha e os desafios a serem enfrentados. Mostrou ainda dados de feminicídio e violência doméstica e tirou dúvidas dos participantes.

É importante promover debates permanentes para que a população não esqueça o quão nociva é a violência contra a mulher e saiba como denunciar. Esses momentos também servem para que a gente divulgue como as vítimas devem acionar a rede de proteção, hoje concentrada na Casa da Mulher Brasileira, onde também existe atendimento inicial da equipe do Juizado”, destacou a juíza Rosa Mendonça.

O Instituto Constituição Cidadã é uma iniciativa social voltada à popularização do conhecimento da Constituição brasileira, e tem como um dos integrantes o estagiário do Núcleo da Defensoria Pública no Juizado da Mulher, Néo Furtado. O objetivo é desmistificar e esclarecer temas ligados ao Direito e à cidadania nas escolas e universidades, além de conscientizar a comunidade jurídica sobre a importância de disseminar o conhecimento para a sociedade.