Conteúdo da Notícia

Juizado da Mulher participa de Encontro  de Mulheres Protagonistas da Paz

Juizado da Mulher participa de Encontro de Mulheres Protagonistas da Paz

Ouvir: Juizado da Mulher participa de Encontro de Mulheres Protagonistas da Paz

O Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Fortaleza participou do I Encontro de Mulheres Protagonistas da Paz. O evento aconteceu nessa sexta-feira (25/11) na 1ª Unidade Integrada de Segurança (Uniseg), no bairro Cais do Porto, em Fortaleza.
O objetivo foi colher informações sobre como as mulheres vítimas de violência estão sendo atendidas. Elas são encaminhadas pelo Juizado para integrarem o Grupo de Apoio às Vítimas de Violência (GAVV), da Uniseg, comandada pelo capitão Messias Mendes, da Polícia Militar do Ceará, que também esteve presente.
O GAVV é uma equipe formada por policiais qualificados para exerceram a autoridade policial através da orientação e acolhimento das vítimas de violência nas áreas de Uniseg.
Algumas mulheres que já sofreram violência doméstica deram depoimentos positivos, depois de atendidas e acompanhadas pelo GAVV. Elas informaram que atualmente não sofrem mais violência. Além delas, um ex-agressor também reconheceu a importância do trabalho do GAVV para se autorreconhecer como autor de agressões contra a sua própria esposa.
A juíza Rosa Mendonça, titular do Juizado de Violência Doméstica de Fortaleza, disse que o encontro faz parte de “uma parceria firmada entre o Juizado da Mulher e a Polícia Militar que vem apresentando excelentes resultados com nenhuma reincidência nos casos encaminhados ao Ronda Maria da Penha”.
Também compareceram a vice-governadora Izolda Cela e a defensora pública Michelle Silva, além de representantes de associações locais.
Na ocasião, foram feitas apresentações culturais, como a apresentação do cordelista Tião Simpatia, e a do grupo da Polícia Militar em homenagem às mulheres.