Conteúdo da Notícia

Juíza profere palestra sobre processo criminal  para alunos da Escola Municipal Filgueiras Lima

Juíza profere palestra sobre processo criminal para alunos da Escola Municipal Filgueiras Lima

Ouvir: Juíza profere palestra sobre processo criminal para alunos da Escola Municipal Filgueiras Lima

A juíza Marilêda Frota Angelim Timbó, titular da 14ª Vara Criminal de Fortaleza, proferiu, nessa sexta-feira (26/09), palestra para estudantes da Escola Municipal Filgueiras Lima, localizada no bairro Jardim América, na Capital. A ação fez parte do programa “Justiça e Cidadania”, que tem o objetivo de aproximar o Judiciário cearense da sociedade.

Na ocasião, a magistrada falou sobre o processo criminal desde a fase inicial da ação. Explicou o que é inquérito policial e como é feita a investigação judicial. Também deu exemplos dos tipos de crimes e destacou as funções do juiz, do promotor de Justiça e do defensor público. Ainda orientou os alunos a estudar para alcançar os sonhos.

Em seguida, a juíza tirou dúvidas dos estudantes e, ao final, avaliou como positiva a visita. “Eles estão na idade necessária para receber esse projeto. Teve um garoto que fez mais de três perguntas. Fiquei muito satisfeita. Sair do local de trabalho para explicar alguma coisa ao cidadão é muito válido”, observou.

A diretora da instituição, Antonieta Silva de Souza, elogiou a iniciativa. “Foi proveitosa. Os estudantes puderam fazer perguntas e a juíza usou linguagem simples para responder”. A professora contou ainda que os alunos ficaram interessados em conhecer o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).

O estudante do 8º ano do ensino fundamental, Antônio Lucas da Silva, disse que gostou da palestra porque conseguiu tirar todas as dúvidas, especialmente sobre processo criminal.

As instituições de ensino (escolas e faculdades) públicas ou privadas interessadas em agendar visitas devem procurar a Assessoria de Cerimonial do TJCE, por meio dos telefones 85 – 3207.7044 ou 7054.