Conteúdo da Notícia

Juíza do Rio de Janeiro conhece Núcleo de Justiça Restaurativa no Fórum Clóvis Beviláqua

Juíza do Rio de Janeiro conhece Núcleo de Justiça Restaurativa no Fórum Clóvis Beviláqua

Ouvir: Juíza do Rio de Janeiro conhece Núcleo de Justiça Restaurativa no Fórum Clóvis Beviláqua

O Núcleo de Justiça Restaurativa, localizado no Fórum Clóvis Beviláqua, recebeu, na tarde desta sexta-feira (20/10), a visita da juíza titular da Vara de Execuções de Medidas Socioeducativas da Comarca do Rio de Janeiro, Lucia Mothé Glioche. A magistrada, que veio ao Ceará para participar de um curso na ONG Terre des Hommes (especializada em práticas restaurativas), aproveitou a oportunidade para conhecer o trabalho que vem sendo desenvolvido pelas Varas da Infância de Fortaleza, com o propósito de levar as boas práticas para o Tribunal onde atua.
“Fiquei sabendo que o TJ do Ceará está bem à frente do nosso em termos de Justiça Restaurativa e, por isso, quis conhecer não apenas a Resolução nº 01/2017, que criou o Núcleo, mas também conhecer o juiz e a equipe que está à frente desse trabalho e as instalações físicas. Assim, podemos pegar emprestado desse Tribunal parceiro o que já foi feito de exitoso aqui e levarmos essa experiência para o Rio de Janeiro, onde estamos plantando as sementes para a implementação dessa política nova que é a Justiça Restaurativa, que tem um enfoque voltado para a restauração de todo o tecido social que é decomposto quando há um ato de violência como o ato infracional”, afirmou.
A magistrada foi recebida pelo juiz coordenador do Núcleo e titular da 4ª Vara da Infância, Francisco Jaime Medeiros Neto, e pela assessora, Isabela Barbosa. Segundo o coordenador, o fato de o Ceará já estar em um estágio bem avançado de implementação das práticas da Justiça Restaurativa tem despertado a curiosidade e servido de modelo para outros Estados. “Ficamos muito satisfeitos, tanto pela visita como pelo reconhecimento do trabalho que estamos desenvolvendo”, disse. Também participou da visita a advogada e facilitadora de práticas restaurativas Monalisa Daniela Pereira.
A Justiça Restaurativa tem a finalidade de solucionar conflitos de forma pacífica. Nos Círculos Restaurativos, os principais atores do caso têm a oportunidade de dialogar, visando chegar à melhor solução, considerando tanto a perspectiva da vítima, de modo a minimizar os prejuízos que sofreu, quanto a visão do agressor, para que este se responsabilize e se conscientize do que fez. O Núcleo foi instituído pela Resolução nº 1/2017 do TJCE, conforme a Resolução nº 225/2016 e em atendimento à Meta nº 8, ambas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).