Conteúdo da Notícia

Juíza cearense recebe congratulações do TSE por campanha contra a venda de votos

Ouvir: Juíza cearense recebe congratulações do TSE por campanha contra a venda de votos

14.10.09
Simples e de efeito direto, a campanha “Esta família não vende voto”, idealizada pela juíza titular da 1ª Vara de Limoeiro do Norte, Luciana Teixeira, não só atingiu as casas do interior do Ceará como chegou à cúpula da Justiça Eleitoral.
Desenvolvida no ano passado, durante o período das eleições municipais, a campanha era composta por cartazes afixados nas casas e tinha como objetivo constranger possíveis compradores de voto. Ao exibir o cartaz com o slogan “Esta família não vende voto”, a população dava um recado prévio a quem quisessem barganhar o exercício da cidadania.
A idéia chegou ao conhecimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e mereceu elogios pelo sentido cívico de sua concepção. Ainda em setembro de 2008, o presidente do Tribunal, ministro Carlos Ayres de Brito, telefonou para a juíza parabenizando-a pela iniciativa.
Na 4ª.feira da última semana (07/10) as congratulações aconteceram pessoalmente no gabinete do ministro, na sede do Supremo Tribunal Federal (STF). Por mais de uma hora estiveram presentes ao encontro o ministro Ayres de Brito e a juíza Luciana Teixeira, acompanhados dos assessores do ministro, da juíza Valeska Alves e da delegada da Polícia Federal Ana Haidê.
Segundo Ayres de Brito, a campanha se destaca por mexer com os “brios do cidadão” e por fazê-lo de maneira simples e direta.