Conteúdo da Notícia

Juiz norte-americano destaca importância da mediação durante palestra na Esmec

Juiz norte-americano destaca importância da mediação durante palestra na Esmec

Ouvir: Juiz norte-americano destaca importância da mediação durante palestra na Esmec

Magistrados e profissionais do Direito que atuam na área da mediação judicial prestigiaram a palestra do norte-americano Randell Lee Wilkinson, juiz aposentado da Corte Superior da Califórnia. O evento ocorreu na noite dessa quinta-feira (31/08), no auditório da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec).
Na ocasião, o magistrado disse que a Justiça brasileira passa pelo mesmo problema que o Estado da Califórnia teve há 30 anos, quando havia “a cultura da sentença, que é uma grande ameaça ao instituto da mediação”. Ele explicou que muitos juízes norte-americanos vinham da advocacia, “sempre com aquela visão direcionada para julgar processos”.
Randell Wilkinson destacou também que a prática da mediação vem crescendo de importância nos dois países, “embora ainda haja muita descrença em sua eficácia, tanto por parte de juízes, como de advogados e das próprias partes envolvidas em um litígio”. Ao final, o palestrante respondeu a perguntas feitas pela plateia.
A abertura do evento foi feita pelo coordenador da Esmec, juiz Ângelo Bianco Vettorazzi. A mesa de honra foi composta pelo palestrante; pela desembargadora Tereze Neumann Duarte Chaves, supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Ceará (Nupemec/TJCE); juiz Sérgio Luiz Arruda Parente, coordenador do Nupemec; e juíza Jovina D’Ávila Bordoni, coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Fortaleza.