Conteúdo da Notícia

Universitários participam de treinamento para  estágio nas Varas de Execuções Fiscais

Universitários participam de treinamento para estágio nas Varas de Execuções Fiscais

Ouvir: Universitários participam de treinamento para estágio nas Varas de Execuções Fiscais

Um grupo de alunos de Direito da Universidade de Fortaleza (Unifor) foi selecionado para atuar nas Varas de Execuções Fiscais e de Crimes contra a Ordem Tributária da Capital. Porém, antes de começar as atividades, eles estão passando por um treinamento introdutório para estagiários. A segunda etapa do processo de aprendizado teve início nessa quinta-feira (31/08), com o Curso Básico de Secretaria, utilizando o Sistema de Automação da Justiça de 1º Grau.
O curso, que ocorre na Seção de Capacitação do Fórum Clóvis Beviláqua, será encerrando nesta segunda (04/09). Em seis horas/aulas, são abordados os temas expedientes, fluxo de trabalho, audiências, mandados e integração dos Sistemas de Automação da Justiça. O instrutor é o analista do Departamento de Informática do Fórum, Luiz César de Sousa.
Já os estágios nas varas começarão a partir da próxima terça-feira (5), com a apresentação dos estudantes, aprovados no curso, às suas respectivas unidades de trabalho.
A abertura do projeto ocorreu na última terça-feira (29/08), no Fórum, com a presença de magistrados da área, professores e servidores. O evento teve à frente a desembargadora Tereze Neumann Duarte Chaves e o diretor do Fórum, juiz José Ricardo Vidal Patrocínio. Na ocasião, a juíza Solange Menezes Holanda, titular da 9ª Vara e respondendo pela 5ª Vara de Execuções Fiscais, ministrou palestra sobre procedimentos das unidades.
Segundo a chefe da Seção de Capacitação, Adriana Albano, o projeto vai ao encontro de objetivos estratégicos do TJCE. O primeiro é “promover a celeridade, produtividade e efetividade na prestação jurisdicional”, pois oportuniza incremento do capital intelectual das varas e, consequentemente, otimiza a produtividade. O segundo é “intensificar a interlocução com a sociedade”, à medida que possibilita, aos estudantes, compreender a estrutura e o funcionamento jurisdicional, possibilitando uma relação positiva entre a Justiça e seus futuros parceiros ou membros.
Andrezza Lima, que cursa cadeiras do 9º e 10º semestres, considera a ação uma grande oportunidade. “É uma experiência única aprender trabalhando em uma vara, podendo juntar o conhecimento com a prática”, disse. Para Adilton Moura (aluno 10º semestre), a iniciativa é importante para o currículo. “Vai ser uma vivência nova para mim no dia a dia, que não tive oportunidade no início da faculdade mas estou tendo agora no final”, contou.