Conteúdo da Notícia

Juiz estabelece regras para controle de  entrada de presos na Cadeia Pública de Fortim

Juiz estabelece regras para controle de entrada de presos na Cadeia Pública de Fortim

Ouvir: Juiz estabelece regras para controle de entrada de presos na Cadeia Pública de Fortim

O juiz Tony Aluísio Viana Nogueira, respondendo pela Comarca de Fortim (a 132 km de Fortaleza), estabeleceu regras para controlar a entrada de presos na Cadeia Pública do município. A medida consta na Portaria nº 18/2014, publicada no Diário Eletrônico da Justiça dessa quarta-feira (05/11).

De acordo com o documento, o ingresso de qualquer detento só se dará com autorização prévia, expressa e escrita do magistrado. Os pedidos de transferência para o estabelecimento prisional também deverão ser submetidos ao juiz responsável e autorizados por ele para que a medida seja efetivada. O objetivo é manter a ordem e segurança do local.

Ainda segundo o documento, a transgressão dessas disposições poderá “se configurar crime de desobediência e/ou abuso de autoridade e/ou responsabilidade”.
A Portaria está fundamentada na Lei de Execução Penal (nº 7.210/84) e no Código de Organização Judiciária do Ceará (nº 12.342/94). A medida leva em consideração o fato de a cadeia de Fortim não ter pessoal suficiente para manter a segurança dos presos e funcionários do local, nem para controlar a população carcerária existente.

O juiz destacou ainda que compreende a situação crítica pela qual vêm passando os estabelecimentos penais do Ceará e se colocou à disposição para auxiliar, “na medida das possibilidades, sem perder de vista a necessidade de melhor controle quanto ao ingresso de detentos”.