Conteúdo da Notícia

Juiz de Maracanaú promove 21 audiências para agilizar processos de adolescentes em conflito de lei

Juiz de Maracanaú promove 21 audiências para agilizar processos de adolescentes em conflito de lei

Ouvir: Juiz de Maracanaú promove 21 audiências para agilizar processos de adolescentes em conflito de lei

O juiz Augusto Cézar de Luna Cordeiro Silva, da 2ª Vara Cível da Comarca de Maracanaú, realizou, nessa segunda-feira (21/10), 21 audiências relativas a infrações envolvendo crianças e adolescentes. A medida objetiva selecionar os processos cujos atos infracionais são considerados de alta periculosidade, entre os quais homicídio, tráfico de drogas e roubo a mão armada.

Nos casos em que o adolescente esteja cumprindo medida socioeducativa de internamento provisório, as audiências buscam dar celeridade ao processo dentro do prazo de 45 dias, conforme determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Durante a audiência de apresentação, o magistrado, que também responde pelo Juizado da Infância e da Juventude, interroga o adolescente a respeito da conduta dele em conflito com a lei, conforme dispõe o ECA. Em seguida, a defesa e o Ministério Público terão três dias para apresentar as alegações finais, antes da decisão definitiva do juiz.

Participaram das audiências o promotor de Justiça Horácio Augusto de Abreu Tranca e a defensora pública Adriana Cristina Benício.