Conteúdo da Notícia

Juiz Auxiliar da Presidência do TJCE recebe convite de cooperação técnica do Judiciário do Maranhão

Juiz Auxiliar da Presidência do TJCE recebe convite de cooperação técnica do Judiciário do Maranhão

Ouvir: Juiz Auxiliar da Presidência do TJCE recebe convite de cooperação técnica do Judiciário do Maranhão

O juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Francisco Eduardo Fontenele Batista, participa, nesta quinta-feira (13/11), de encontro de cooperação técnica sobre o processamento de precatórios no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). O convite foi da desembargadora Cleonice Silva Freire, presidente do TJMA.

Na oportunidade, o magistrado cearense apresentará o projeto de gestão do regime especial de pagamentos desenvolvido pela Presidência do TJCE junto à Assessoria de Precatórios. O encontro se encerra nesta sexta-feira (14/11).

Criada pela Lei estadual nº 15.380, de 11 de julho de 2013, a Assessoria de Precatórios do TJCE substituiu o antigo Serviço de Precatórios, então subordinado à estrutura administrativa da Consultoria Jurídica. Hoje integra o Gabinete da Presidência ao lado da Consultoria Jurídica e demais órgãos de assessoramento direto ao presidente.

A Assessoria de Precatórios é encarregada da guarda e tramitação dos procedimentos administrativos de requisição de pagamento encaminhados aos entes públicos devedores. Também é responsável pela elaboração das listas de ordem cronológica de todos os entes públicos devedores de precatórios perante a Justiça estadual e também do processamento de requisições de pequeno valor de competência do Tribunal de Justiça. Mantém página no site do www.tjce.jus.br, onde disponibiliza informações de interesse de credores e devedores de precatórios em todo o Estado.

O pagamento de precatórios está na pauta dos tribunais brasileiros. Em outubro deste ano, juízes de 16 tribunais de todo o país estiveram reunidos no Tribunal de Justiça de Pernambuco para troca de experiências sobre o assunto. Nos dias 27 e 28 deste mês haverá o segundo encontro de tribunais em São Paulo.

Precatórios- instrumento pelo qual o Poder Judiciário requisita ao ente público (União, estados e municípios) o pagamento por condenações em processos judiciais.