Conteúdo da Notícia

“Judiciário em Evidência” traz entrevista sobre ações realizadas pelo Fórum das Turmas Recursais

“Judiciário em Evidência” traz entrevista sobre ações realizadas pelo Fórum das Turmas Recursais

Ouvir: “Judiciário em Evidência” traz entrevista sobre ações realizadas pelo Fórum das Turmas Recursais

O “Judiciário em Evidência” desta semana traz entrevista com a diretora do Fórum das Turmas Recursais Professor Dolor Barreira, juíza Ana Cristina de Pontes Lima Esmeraldo. A magistrada fala sobre o trabalho desempenhado entre fevereiro de 2017 e janeiro de 2019, período em que esteve à frente da gestão, para dar mais celeridade aos processos.
Entre as ações está a reestruturação dos espaços do Fórum, necessária devido à reforma administrativa ocorrida no segundo semestre de 2016, que contemplou as Turmas Recursais com juízes titulares e, posteriormente, os dotou com assistentes. À frente da diretoria, a juíza desenvolveu outras atividades administrativas para o bom  funcionamento dos trabalhos das turmas, a exemplo do setor de malote. Também implantou o Sistema de Voto Provisório, que permite a discussão prévia dos juízes sobre os processos que serão votados durante a sessão.
A entrevistada ressalta a utilização de videoconferências, que permite aos advogados realizarem sustentação oral nas comarcas onde residem. Além de ações que contribuíssem para o aumento da produtividade, foram promovidas campanhas de valorização dos colaboradores do Fórum, principalmente voltadas à saúde e qualidade de vida.
Os projetos que estão em andamento, como o Novo Regimento Interno, a ser analisado pelo Pleno do TJCE; a página das Turmas Recursais dentro do site do Tribunal de Justiça; e a consulta pública de decisões, votos e acórdãos dos últimos dois anos.
Ao final da entrevista, Ana Cristina Esmeraldo fala das expectativas para o próximo desafio: dirigir o Fórum Clóvis Beviláqua, na Capital. A juíza vai assumir o cargo no dia 1º de fevereiro.
O programa desta semana ainda traz reportagem sobre a inauguração do novo Fórum de Russas e a instalação da 3ª Vara da Comarca. O prédio foi entregue no dia 18 de janeiro, durante solenidade conduzida pelo presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Gladyson Pontes, e oferece conforto, segurança e acessibilidade.
O chefe do Judiciário cearense também esteve em Iguatu para a instalação da 4ª Vara, ocorrida no dia 16 de janeiro. Na mesma data, houve a inauguração da nova sede do Juizado Especial Cível e Criminal de Iguatu, que agora funciona no Campus Multi-institucional Humberto Teixeira.
Outro assunto desta edição é a palestra sobre vivências em mediação, promovida pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec). E você vai ver os destaques do “Judiciário em Revista”, publicação da Assessoria de Comunicação do Poder Judiciário que traz as ações realizadas pela atual gestão do TJCE, que se encerra na próxima quinta-feira, dia 31 de janeiro, quando haverá a posse dos novos dirigentes.
O “Judiciário em Evidência” será exibido neste sábado (26/01), às 14h, na TVC, e às 18h30, na TV Assembleia; segunda-feira (28/01), às 14h30, na TV Fortaleza; e terça-feira (29/01), às 20h, na TV O Povo.
CANAIS
TVC – canal 5.1 digital aberto
TV Assembleia – canal 31.1 digital aberto
TV O Povo – 23 da Multiplay e 24 da NET
TV Fortaleza – canal 61.4 digital aberto. Nessa emissora, as reprises ocorrem na quarta-feira (7h), quinta-feira (15h10) e no sábado (12h).
O programa fica disponível nos sites www.tjce.jus.br e youtube.com.br/tjceimprensa.