Conteúdo da Notícia

“Judiciário em Evidência” traz entrevista com o diretor do Fórum Clóvis Beviláqua

“Judiciário em Evidência” traz entrevista com o diretor do Fórum Clóvis Beviláqua

Ouvir: “Judiciário em Evidência” traz entrevista com o diretor do Fórum Clóvis Beviláqua

O diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, juiz José Ricardo Vidal Patrocínio, é o entrevistado desta semana do “Judiciário em Evidência”. O magistrado fala sobre as ações promovidas pela atual gestão do Fórum, que teve início em fevereiro de 2017 e vai até janeiro de 2019.
O entrevistado destaca os benefícios da reforma administrativa, que teve início em maio de 2017 e transferiu força de trabalho do 2º para o 1º Grau, possibilitando o aumento da produtividade dos juízes que atuam no Fórum de Fortaleza.
A especialização das varas Cíveis é mais uma inovação. O diretor explica que 26 têm competência para processar e julgar crimes comuns e 13 são privativas de demandas em massa. Dessa forma, foi possível dar celeridade ao julgamento de ações envolvendo Seguro Dpvat, Revisão de Contratos Bancários, Busca e Apreensão em Alienação Fiduciária e Execuções de Título Extrajudicial.
Outra novidade foi a especialização de duas varas da Fazenda Pública em processos de saúde pública, além da criação da Vara de Crimes contra a Ordem Tributária e da Vara Especializada em Delitos de Organizações Criminosas. Com relação ao trabalho administrativo, foi duplicado o número de secretarias judiciárias de quatro para oito, abrangendo agora todas as varas Cíveis, Criminais, de Execução Penal, de Família e da Fazenda Pública.
O juiz José Ricardo Vidal Patrocínio destaca as vantagens da criação da Central de Atendimento Judicial (CAJ), que concentra os serviços de consulta de informações processuais e administrativas, de protocolo e de emissão de certidões. Segundo o entrevistado, são realizados cerca de 600 atendimentos diariamente, fora as demandas recebidas por telefone.
REPORTAGENS
O programa desta semana ainda traz reportagem sobre a instalação das novas varas de Acaraú e Beberibe, que ocorreram nos dias 20 e 21 de novembro, respectivamente. A ampliação do atendimento da Justiça cearense no Interior é resultado da nova organização judiciária. Das dezenove unidades criadas por lei, nove já foram instaladas.
Tem ainda a posse do juiz Sérgio Luiz Arruda Parente no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). O magistrado, eleito pelo critério de merecimento, assumiu as funções no 2º Grau no dia 23 de novembro, durante sessão do Pleno do TJCE.
E você vai ver reportagem sobre a 12ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, realizada de 26 a 30 de novembro em todo o país. Em Fortaleza, o Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher intensificou a pauta de julgamentos e promoveu ação social durante o período.
O “Judiciário em Evidência” será exibido neste sábado (1º/12), às 14h, na TVC, e às 18h30, na TV Assembleia; segunda-feira (03/12), às 14h30, na TV Fortaleza; e terça-feira (04/12), às 20h, na TV O Povo.
CANAIS
TVC – canal 5.1 digital aberto
TV Assembleia – canal 31.1 digital aberto
TV O Povo – 23 da Multiplay e 24 da NET
TV Fortaleza – canal 61.4 digital aberto. Nessa emissora, as reprises ocorrem na quarta-feira (7h), quinta-feira (15h10) e no sábado (12h).
O programa fica disponível nos sites www.tjce.jus.br e youtube.com.br/tjceimprensa.