Conteúdo da Notícia

“Judiciário em Evidência” traz balanço das ações promovidas pela Esmec no último biênio

“Judiciário em Evidência” traz balanço das ações promovidas pela Esmec no último biênio

Ouvir: “Judiciário em Evidência” traz balanço das ações promovidas pela Esmec no último biênio

O balanço das ações promovidas pela Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) no biênio 2017-2019 é assunto de entrevista no “Judiciário em Evidência” desta semana. Os convidados são o diretor da Esmec, desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto, e o coordenador da Escola, juiz Ângelo Bianco Vettorazzi.
O desembargador destaca o MBA de Direito voltado para Gestão Pública como uma das conquistas da Esmec nos últimos dois anos. O curso, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), foi uma iniciativa do atual presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Gladyson Pontes, e atende ao Plano Estratégico do Poder Judiciário.
A Escola também oferece Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas, em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (Uece). A primeira turma teve 40 alunos, dos quais 38 conquistaram o título de mestre. Segundo o juiz Ângelo Vettorazzi, a segunda turma deve ter início até fevereiro deste ano.
O coordenador ressalta o trabalho da Esmec na elaboração do Curso de Formação Inicial de Magistrados, que teve a quinta edição concluída em 2017, e nos cursos de formação continuada, essenciais para a carreira. Acrescenta que o VI Curso de Formação Inicial está em fase de elaboração, já que o concurso público para juiz substituto promovido pelo TJCE tem previsão de conclusão em maio de 2019.
A administração da Escola ainda empreendeu esforços na realização de palestras, seminários, apresentações culturais e exposições fotográficas abertas ao público. O desembargador Heráclito Vieira afirma que mais de quatro mil pessoas participaram das atividades no último biênio.
Além da possibilidade de participar presencialmente, o público acompanhou as ações pelas redes sociais. Por meio de página no Facebook, a Esmec transmitiu vários eventos ao vivo e depois compartilhou os vídeos na página oficial da Escola no YouTube. O diretor da instituição informa que novos equipamentos serão adquiridos para melhorar a qualidade das transmissões e aprimorar o trabalho de ensino a distância.
O programa traz reportagem do lançamento do volume 16.2 da Revista Themis, periódico Científico da Esmec, e o assunto é abordado na entrevista. Os convidados falam da importância de manter a periodicidade semestral da publicação, que recebe artigos de autores brasileiros e estrangeiros.
Tem matéria do I Curso de Segurança Pessoal para Juízes, promovido pelo TJCE em parceria com a Associação Cearense de Magistrados (ACM) e a Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp). A capacitação ocorreu em dezembro de 2018 e novas turmas estão programadas para 2019.
E você vai ver como foi o Seminário Anual de Auditoria, que reuniu órgãos de controle interno na sede do Tribunal de Justiça. O evento possibilitou o debate de ideias, troca de experiências e de novas tendências.
O “Judiciário em Evidência” será exibido neste sábado (19/01), às 14h, na TVC, e às 18h30, na TV Assembleia; segunda-feira (21/01), às 14h30, na TV Fortaleza; e terça-feira (22/01), às 20h, na TV O Povo.
CANAIS
TVC – canal 5.1 digital aberto
TV Assembleia – canal 31.1 digital aberto
TV O Povo – 23 da Multiplay e 24 da NET
TV Fortaleza – canal 61.4 digital aberto. Nessa emissora, as reprises ocorrem na quarta-feira (7h), quinta-feira (15h10) e no sábado (12h).
O programa fica disponível nos sites www.tjce.jus.br e youtube.com.br/tjceimprensa.