Conteúdo da Notícia

“Judiciário em Evidência” mostra ações do Grupo de Descongestionamento de Processos Judiciais

“Judiciário em Evidência” mostra ações do Grupo de Descongestionamento de Processos Judiciais

Ouvir: “Judiciário em Evidência” mostra ações do Grupo de Descongestionamento de Processos Judiciais

A atuação do Grupo de Auxílio para a Redução dos Congestionamento de Processos Judiciais é o tema da entrevista do “Judiciário em Evidência”. Quem fala sobre o assunto é o juiz Eli Gonçalves Júnior, coordenador da equipe. O programa será exibido neste sábado (15/03), às 18h30, na TV Assembleia; domingo (16/03), às 12h15, na TV O Povo;e nesta segunda-feira (17/03), às 14h30, na TV Fortaleza.

Criado em 2010 pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o grupo tem como objetivo adotar mecanismos para dar maior agilidade ao andamento das ações judiciais. Os trabalhos vão desde procedimentos administrativos ao julgamento de processos.

A equipe, composta por juízes e servidores que atuam sem prejuízo das funções, também atua em parceria com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do Fórum Clóvis Beviláqua, responsável pela organização de mutirões. Este ano, já estão sendo planejadas mobilizações para reduzir o número de ações acidentárias e de processos envolvendo instituições financeiras.

O “Judiciário em Evidência” traz reportagem sobre os trabalhos do grupo de auxílio criado para julgar processos de improbidade e crimes contra a administração pública. O desembargador Inácio de Alencar Cortez Neto, supervisor da Meta 4 (prevê o julgamento, até o final de 2014, das ações distribuídas até 31 de dezembro de 2012) no Judiciário cearense, está à frente da equipe.

O programa também mostra as ações do Poder Judiciário para reduzir o consumo de papel, copos descartáveis e outros materiais. Entre as medidas está o uso do clipping eletrônico, instituído pela Assessoria de Comunicação. Traz, ainda, reportagem sobre o projeto “Justiça e Cidadania”, que promove palestras em escolas e faculdades, além de visitas de estudantes ao Fórum Clóvis Beviláqua e ao Palácio da Justiça.

Na TV Fortaleza, as reprises vão ao ar na quarta-feira (7h), quinta-feira (15h10) e no sábado (12h). A emissora está disponível nos canais 6 da Multiplay, 61.4 digital aberto e 361.4 da Sky. A TV Assembleia é transmitida pelo canal 30 (aberto e Multiplay) e a TV O Povo pelos canais 48 aberto e 23 da Multiplay.

O “Judiciário em Evidência” pode ser assistido ainda nos sites www.tjce.jus.br e www.youtube.com/tjceimprensa.