Conteúdo da Notícia

“Judiciário em Evidência” destaca os avanços do TJCE na área de tecnologia da informação

“Judiciário em Evidência” destaca os avanços do TJCE na área de tecnologia da informação

Ouvir: “Judiciário em Evidência” destaca os avanços do TJCE na área de tecnologia da informação

O primeiro “Judiciário em Evidência” de 2019 traz os avanços que o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) promoveu na área de tecnologia da informação no biênio 2017-2019. Entre os destaques estão a implantação do Sistema de Automação da Justiça (SAJ) em todo o Ceará, a instalação de equipamentos para a realização de audiências por meio de videoconferência, a possibilidade de fazer a intimação e a citação de forma eletrônica e o aplicativo que facilita a consulta de informações processuais.
Além das reportagens, o programa traz entrevista com o presidente da Comissão de Informática do TJCE, desembargador José Tarcílio Souza da Silva, e titular da Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin), Denise Norões, que dão detalhes sobre as mudanças promovidas no biênio.
A secretária explica como foi a expansão do processo eletrônico para as comarcas do Interior. Também fala sobre o trabalho de digitalização do acervo, que deve ser concluído até o final de 2020.
O desembargador destaca que a virtualização tem trazido mais celeridade à tramitação das ações e facilitado o trabalho de magistrados, servidores e demais operadores do Direito. Ressalta, ainda, as vantagens das videoconferências, que têm evitado o deslocamento de presos para as audiências no Fórum Clóvis Beviláqua.
O Sistema do Voto Provisório, disponível para todos os órgãos julgadores do TJCE, é outro tema abordado na entrevista. A ferramenta permite que os desembargadores tenham acesso ao voto do relator antes de a sessão ser realizada e tem dado mais celeridade aos julgamentos.
O programa será exibido neste sábado (05/01), às 14h, na TVC, e às 18h30, na TV Assembleia; segunda-feira (07/01), às 14h30, na TV Fortaleza; e terça-feira (08/1), às 20h, na TV O Povo. Haverá ainda reprise nessas emissoras nos dias 12 e 14 e 15 de janeiro, respectivamente.
CANAIS
TVC – canal 5.1 digital aberto
TV Assembleia – canal 31.1 digital aberto
TV O Povo – 23 da Multiplay e 24 da NET
TV Fortaleza – canal 61.4 digital aberto. Nessa emissora, as reprises ocorrem na quarta-feira (7h), quinta-feira (15h10) e no sábado (12h).
O programa fica disponível nos sites www.tjce.jus.br e youtube.com.br/tjceimprensa.