Conteúdo da Notícia

Desembargador José Tarcílio Souza da Silva e secretária Denise Norões são os entrevistados

“Judiciário em Evidência” destaca os avanços do TJCE na área de tecnologia da informação

Publicado em: 04-01-2019

O primeiro “Judiciário em Evidência” de 2019 traz os avanços que o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) promoveu na área de tecnologia da informação no biênio 2017-2019. Entre os destaques estão a implantação do Sistema de Automação da Justiça (SAJ) em todo o Ceará, a instalação de equipamentos para a realização de audiências por meio de videoconferência, a possibilidade de fazer a intimação e a citação de forma eletrônica e o aplicativo que facilita a consulta de informações processuais.

Além das reportagens, o programa traz entrevista com o presidente da Comissão de Informática do TJCE, desembargador José Tarcílio Souza da Silva, e titular da Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin), Denise Norões, que dão detalhes sobre as mudanças promovidas no biênio.

A secretária explica como foi a expansão do processo eletrônico para as comarcas do Interior. Também fala sobre o trabalho de digitalização do acervo, que deve ser concluído até o final de 2020.

O desembargador destaca que a virtualização tem trazido mais celeridade à tramitação das ações e facilitado o trabalho de magistrados, servidores e demais operadores do Direito. Ressalta, ainda, as vantagens das videoconferências, que têm evitado o deslocamento de presos para as audiências no Fórum Clóvis Beviláqua.

O Sistema do Voto Provisório, disponível para todos os órgãos julgadores do TJCE, é outro tema abordado na entrevista. A ferramenta permite que os desembargadores tenham acesso ao voto do relator antes de a sessão ser realizada e tem dado mais celeridade aos julgamentos.

O programa será exibido neste sábado (05/01), às 14h, na TVC, e às 18h30, na TV Assembleia; segunda-feira (07/01), às 14h30, na TV Fortaleza; e terça-feira (08/1), às 20h, na TV O Povo. Haverá ainda reprise nessas emissoras nos dias 12 e 14 e 15 de janeiro, respectivamente.

CANAIS

TVC – canal 5.1 digital aberto
TV Assembleia – canal 31.1 digital aberto
TV O Povo – 23 da Multiplay e 24 da NET
TV Fortaleza – canal 61.4 digital aberto. Nessa emissora, as reprises ocorrem na quarta-feira (7h), quinta-feira (15h10) e no sábado (12h).

O programa fica disponível nos sites www.tjce.jus.br e youtube.com.br/tjceimprensa.