Conteúdo da Notícia

Judiciário e Polícia Civil trocam experiências sobre conciliação e mediação extrajudicial e pré-processual

Ouvir: Judiciário e Polícia Civil trocam experiências sobre conciliação e mediação extrajudicial e pré-processual

A desembargadora Tereze Neumann, supervisora do Núcleo de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), esteve reunida nessa segunda-feira (17/08), por videoconferência, com a delegada titular do 2º Distrito Policial, Socorro Portela, e com a coordenadora do projeto “Calma, Vamos Conversar”, Ana Paula Lima Cavalcante.

Em pauta, planejamento e troca de experiências entre Judiciário e Polícia Civil para a resolução de pequenos conflitos registrados na delegacia ainda na fase extrajudicial. Também participou da reunião a diretora do Nupemec, Mariana Viana Mont’Alverne.

“Tivemos uma reunião muito positiva com a Polícia Judiciária no sentido de fortalecer iniciativas em prol de uma sociedade mais pacificada, por meio da conciliação e da mediação. São instrumentos efetivos de pacificação social, solução e prevenção de litígios que a curto, médio e longo prazo terão reflexos na sociedade”, disse a desembargadora Tereze Neumann.

“Chamamos as pessoas para conversar e buscamos um acordo. Até o mês de março tínhamos índice de resolução de quase 95%. Tem sido muito positivo. Essa cooperação entre Polícia e Judiciário é muito importante na medida em que cada acordo firmado é menos um procedimento que segue para o Juizado Especial”, ressaltou a delegada Socorro Portela.

“Estamos retomando agora os atendimentos após parada em razão da pandemia. Queremos aperfeiçoar os procedimentos e essa troca de experiência com o Judiciário é, de fato, muito exitosa”, explicou a coordenadora do projeto, Ana Paula Lima Cavalcante.

O projeto “Calma, Vamos Conversar” está em execução de forma pioneira no 2º DP desde outubro de 2019. A iniciativa funciona na Rua Costa Barros, 1971, Meireles, em Fortaleza. Mais informações por meio do telefone (85) 3101.1147 ou Instagram @calmavamosconversar.