Conteúdo da Notícia

Judiciário cearense lança campanha em alusão ao Setembro Amarelo

Ouvir: Judiciário cearense lança campanha em alusão ao Setembro Amarelo

Em setembro, mês dedicado à prevenção do suicídio, o Judiciário cearense “se veste” de amarelo, a cor símbolo da mobilização mundial, e promove diversas ações com o objetivo de ampliar o debate na sociedade e alertar para a importância de falar sobre a saúde mental. Com o slogan “Você não está só”, a campanha busca unir todos e todas em uma rede em prol da vida, entendendo que o diálogo e a compreensão são fundamentais para a prevenção.

Ao longo deste mês, as redes sociais do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) realizam série de publicações sobre como identificar sinais de depressão e ansiedade e como pedir ajuda. A campanha tem cunho informativo e de alerta para que as pessoas prestem atenção ao próximo e manifestem vontade de apoiar quem esteja em dificuldade. Haverá ainda iluminação especial nos prédios do Palácio da Justiça, Fórum das Turmas Recursais, Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), em Fortaleza, e Fórum da Comarca de Sobral.

O laço símbolo do Setembro Amarelo também está presente nos portais externos e internos do TJCE. Para o público interno, estão sendo elaboradas dicas culturais, com indicações de livros e filmes sobre o tema saúde mental, além de veiculação de mensagens por e-mail institucional e nos grupos de aplicativo de mensagens.

DIA MUNDIAL
Em 10 de setembro (Dia Mundial de Prevenção do Suicídio), o Judiciário cearense convida todos os colaboradores e colaboradoras, seja em regime presencial ou em teletrabalho, a usar algum acessório ou peça de roupa na cor amarela, como forma de adesão à campanha. No mesmo dia, o público poderá interagir por meio do Instagram (@tjceoficial), enviando perguntas que poderão ser respondidas pelo psicólogo do Judiciário, José Carlos Xavier, no programa TJCE em Podcast, que vai ao ar no dia 20 de setembro.

Concluindo as atividades do dia 10, às 17h, o FCB promove, na Sala Ecumênica, palestra virtual com a psicóloga Caroline Treigher sobre o tema “Viver, a melhor opção”, enfocando o valor da vida e como manter a coragem para seguir em frente. O evento pode ser acompanhado neste link.

PALESTRA
“A importância da espiritualidade para a saúde mental” será tema de palestra promovida pela Sala Ecumênica do Fórum Clóvis Beviláqua, no dia 24 de setembro, às 17h. O evento virtual será aberto ao público por meio deste link e será conduzido pelo frei Wilter Malveira.

APOIO AO SERVIDOR
Por entender que o cuidado com a saúde mental deve ser constante, o Judiciário cearense conta com suporte psicológico para atendimento, escuta e acompanhamento dos colaboradores e seus dependentes. Durante a pandemia, a instituição tem disponibilizado também atendimento por meio virtual, para capital e interior. Os contatos para agendamento e consulta são: 3207-7206 (TJCE) e 3492-8140 (Fórum Clóvis Beviláqua). Também é possível fazer solicitação pelo e-mail atendimentosaude@tjce.jus.br

IMPORTÂNCIA
De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), cerca de 800 mil pessoas tiram a própria vida todos os anos. Ainda segundo a entidade, essa é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, sobretudo em países de baixa renda. É sabido que a conscientização pode quebrar tabus e prevenir mortes. Por isso, é essencial falar sobre o tema.

Em razão dos reflexos da pandemia de coronavírus, essa discussão ganha uma importância ainda maior. Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), que lançou em 2020 a cartilha “Saúde mental e Covid-19”, a solidão, decorrente da necessidade de distanciamento social, e as incertezas sobre o futuro são alguns fatores para o agravamento da saúde mental. Nesse sentido, é importante a aplicação de estratégias que possam amenizar os prováveis efeitos negativos deste momento.

O CVV disponibiliza o número 188 para todo o território nacional, gratuitamente, com atendimento 24 horas.

AGENDA 2030
A boa saúde mental é fundamental para o bem-estar de toda a sociedade e, por isso, faz parte do terceiro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Saúde e bem-estar” visa assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, independentemente da idade. Os ODS foram estabelecidos pela ONU e fazem parte de uma agenda global adotada por chefes de Estado e altos representantes de países, que se comprometeram a alcançar o desenvolvimento sustentável de forma equilibrada até 2030.