Conteúdo da Notícia

Assistência Militar do TJCE promove iniciativas de prevenção e cuidado com a saúde mental de policiais e bombeiros militares

Ouvir: Assistência Militar do TJCE promove iniciativas de prevenção e cuidado com a saúde mental de policiais e bombeiros militares

Os cuidados com a saúde mental têm recebido atenção cada vez maior por parte da sociedade e também das organizações, que passam a oferecer espaços de acolhimento e iniciativas para informar e conscientizar os profissionais sobre o tema. No caso de profissões que envolvem situações de risco e elevado nível de estresse, como policiais militares e bombeiros, essa preocupação é ainda mais essencial.

Reconhecendo essa necessidade, a Assistência Militar do TJCE vem desenvolvendo ações que visam promover saúde e bem-estar para suas equipes. Um exemplo foi o evento realizado no último sábado, dia 28 de agosto, no Teatro Celina Queiroz, localizado na Universidade de Fortaleza.

Os militares foram recebidos com café da manhã e, em seguida, assistiram à palestra ministrada pelo médico psiquiatra Carlos Clayton Torres, sobre saúde mental e ansiedade. Em sua fala, o médico explicou como reconhecer a ansiedade patológica, sua origem, sintomas e os recursos disponíveis para manutenção do equilíbrio emocional frente aos desafios.

Na ocasião, o tenente coronel da Polícia Militar Álvaro Júnior, chefe da Assistência Militar do TJCE, falou também da importância da preservação da saúde física e mental e ressaltou a necessidade de cultivar pensamentos positivos, da prática regular de atividade física e da alimentação saudável.

Ele ressalta que há a preocupação constante, por parte da Assistência Militar, em proporcionar situações que abordem esse assunto, como forma de conscientizar e prevenir, além dos encaminhamentos que são feitos para a Assistência Biopsicossocial da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), nos casos em que há demandas de acompanhamento especializado.

O policial militar Francisco Adailton Carvalho Costa foi um dos que esteve presente ao evento. Ele considerou a palestra muito oportuna e de extrema relevância para a realidade atual. “A qualidade de vida é algo que nós devemos prezar e cuidar com muita atenção, devemos buscar um equilíbrio diante de fatores biológicos, ambientais, socioeconômicos e manter esse equilíbrio é fundamental, é um fator de respeito conosco mesmo”, avalia.

O evento ainda contou com o lançamento da campanha Cesta Solidária, voltada para a arrecadação de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade social.

SETEMBRO AMARELO
Em setembro, o Judiciário cearense “se veste” de amarelo, a cor símbolo da mobilização mundial, e promove diversas ações com o objetivo de ampliar o debate na sociedade e alertar para a importância de falar sobre a saúde mental. Com o slogan “Você não está só”, a campanha busca unir todos e todas em uma rede em prol da vida, entendendo que o diálogo e a compreensão são fundamentais para a prevenção.

Ao longo do mês, as redes sociais do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) realizam série de publicações sobre como identificar sinais de depressão e ansiedade e como pedir ajuda. A campanha tem cunho informativo e de alerta para que as pessoas prestem atenção ao próximo e manifestem vontade de apoiar quem esteja em dificuldade. Haverá ainda iluminação especial nos prédios do Palácio da Justiça, Fórum das Turmas Recursais, Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), em Fortaleza, e Fórum da Comarca de Sobral.