Conteúdo da Notícia

Judiciário cearense divulga resultado da Pesquisa de Satisfação realizada com usuários da Justiça

Ouvir: Judiciário cearense divulga resultado da Pesquisa de Satisfação realizada com usuários da Justiça

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) divulgou, nesta segunda-feira (27/06), o resultado da “Pesquisa de Satisfação” do Poder Judiciário estadual, realizada por meio de formulário eletrônico. Conforme o levantamento, 85% dos usuários apresentaram uma avaliação positiva ou neutra com a Justiça cearense e 15% demonstram insatisfação. Entre os segmentos analisados, destaque para a satisfação do público com a transparência das informações (70,05%), o atendimento (65,61%) e o uso dos serviços digitais (64,83%).

“Os números são positivos e refletem que o compromisso assumido pela Gestão, de promover inovação tecnológica com humanização, está sendo cumprido. A partir dessa pesquisa, iremos traçar novas ações, dentro do Plano Estratégico, para aprimorar cada vez mais a qualidade dos serviços oferecidos pelo Poder Judiciário”, ressalta a presidente do TJCE, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira.

Entre os projetos estratégicos da Gestão 2021-2023 voltados ao atendimento, destaque para as soluções tecnológicas e humanização, além do fortalecimento das ações de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.

Já sobre os serviços digitais, a Administração do Tribunal tem trabalhado com o uso da inteligência artificial na prestação jurisdicional, unificação de sistemas, implantação de soluções tecnológicas para a busca integrada de precedentes judiciais, jurisprudências e legislações, bem como modernização da infraestrutura tecnológica.

No quesito transparência, a atual Gestão tem investido no fortalecimento da inteligência de dados, na estruturação de informações no sistema judicial e na implantação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Também existem projetos para o aprimoramento dos processos de aquisição e contratação, saneamento de dados para o DataJud e para melhorar a comunicação interna e externa.

Ao todo, 462 questionários foram respondidos no período de 28 de agosto a 30 de novembro de 2021. Entre os participantes da pesquisa, 52,16% são do gênero feminino e 47,84% do gênero masculino. A maioria (52,37%) têm entre 21 e 40 anos e 64,4% é parte em algum processo.

Os dados foram apresentados pelo superintendente da Área Administrativa do TJCE, Sérgio Mendes de Oliveira Filho, e pela servidora Diana Santos Pontes, da Seplag. Também estiveram presentes os juízes auxiliares da Presidência do Tribunal, Flávia Setúbal e Ricardo Alexandre Costa, o secretário de Gestão de Pessoas, Felipe Mourão, e a servidora Camila Alencar, da Seplag. Participaram, virtualmente, o juiz Emílio Medeiros Viana, auxiliar da Presidência, e o superintendente da Área Administrativa do TJCE, Nilsiton Aragão.

TjceTransparente Agenda2030