Conteúdo da Notícia

Judiciário divulga resultados do planejamento estratégico de 2015

Judiciário divulga resultados do planejamento estratégico de 2015

Ouvir: Judiciário divulga resultados do planejamento estratégico de 2015

A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) realizou, nesta sexta-feira (11/12), o “I Fórum de Análise da Estratégia 2015”. O evento ocorreu no 1º Salão do Júri da Capital e contou com a participação de magistrados, servidores, operadores do Direito e jurisdicionados.
Na ocasião, foram apresentados os resultados referentes ao Plano Estratégico 2015-2020. A reunião foi conduzida pela desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, supervisora do Comitê Estratégico do Judiciário cearense. “É uma prestação de contas desse primeiro ano do plano, que foi elaborado em 2014. Mostra o que realmente conseguimos executar e o que daremos continuidade em 2016. O planejamento estratégico faz com que tenhamos uma plataforma de administração, um norte a ser seguido”, explicou.
A apresentação dos resultados, comparando-os com as metas traçadas, ficou por conta dos servidores da Seplag, Marcelo Maia e Roberta Jucá. Eles também destacaram a identidade organizacional, o mapa do planejamento, indicadores, objetivos e projetos estratégicos, além das metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para 2016.
O secretário de Planejamento, José Joaquim Neto Cisne, citou medidas de gestão e inovação implementadas, entre elas, a instituição do Programa de Gestão Documental, a gestão dos bens apreendidos pelo Poder Judiciário, a criação do Núcleo Socioambiental e a reestruturação das Turmas Recursais. Em seguida, o público fez observações relativas à apresentação, que ocorreu no Fórum Clóvis Beviláqua.
Os desembargadores Lígia Andrade de Alencar Magalhães (supervisora do Comitê de Primeiro Grau) e Francisco Gladyson Pontes (supervisor do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos) compareceram ao evento.
O Fórum Clóvis Beviláqua foi representado pelos juizes José Ricardo Vidal Patrocínio (vice-diretor da instituição) e Valéria Barroso (ouvidora). Entre os que também assistiram à apresentação estava o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)/Região Metropolitana de Fortaleza, Raphael Pessoa Mota.
RESULTADOS
A desembargadora Nailde Pinheiro considerou 2015 um ano de muitas dificuldades, superadas por meio de planejamento. “O resultado está no papel, nos números. E os números não mentem”, observou. De fato, a apresentação da Seplag destacou que 79,2% das metas deste ano foram cumpridas.
“O CNJ percebeu que a Justiça cearense trabalhou com planejamento e o TJCE foi contemplando com o certificado do Selo Justiça em Números- categoria Diamante”, informou a magistrada. Trata-se da premiação máxima por excelência nos serviços prestados, concedida pelo CNJ, no último dia 24, durante o 9º Encontro Nacional do Poder Judiciário, em Brasília.
Ainda de acordo com a desembargadora, para tentar unificar as metas do Poder Judiciário, o CNJ elaborou um Planejamento Estratégico para 2015-2020. O objetivo era que cada Tribunal, verificando suas conveniências e orçamentos, pudesse adaptar as sugestões à sua realidade. “E foi justamente o que fizemos, com vários encontros em 2014, para que cada qual, com sua experiência, contribuísse para que pudéssemos montar nosso planejamento estratégico”, lembrou Nailde.
PARTICIPAÇÃO
O Fórum de Análise da Estratégia 2015 é uma Reunião de Análise de Estratégia (RAE) ampliada. A iniciativa busca engajar magistrados e servidores da Justiça na execução do Plano Estratégico, com o objetivo de alcançar o cumprimento das metas previstas no documento.
Também visa atender à Resolução nº 198/2014 do CNJ. Por esta norma, deve haver anualmente uma RAE para que sejam apresentados os resultados anuais do plano estratégico para o público interno e a sociedade.