Conteúdo da Notícia

Joaquim Barbosa: Lazer é recomendação médica

Ouvir: Joaquim Barbosa: Lazer é recomendação médica

10.08.10
?Criticado pela imprensa devido ao longo período de licença médica que tem atrasado as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Joaquim Barbosa divulgou ontem nota explicando que sofre de ?dores crônicas nas regiões lombar e quadril há três anos e meio?.
No texto, ele avisa que seus ?poucos momentos de lazer? foram aconselhados pelos médicos. No fim de semana, o ministro foi fotografado num bar e numa festa em Brasília.
?Externo meu repúdio aos aspirantes a paparazzi e fabricantes de escândalos que, sorrateiramente, invadiram minha privacidade em alguns poucos momentos de lazer, permitidos e até aconselhados pelos médicos que me assistem?, diz o texto de Barbosa.
Na quinta-feira, o presidente do STF, ministro Cezar Peluso, anunciou que Joaquim interromperia a licença para participar de julgamentos importantes. O ministro estava em São Paulo para tratamento e ontem cumpriu expediente no gabinete.
Segundo a nota, Joaquim começou a tirar licenças em fevereiro de 2008 por períodos curtos. Em novembro de 2009, renunciou ao posto de ministro do Tribunal Superior Eleitoral, do qual seria presidente. Em abril deste ano, tirou licença até o fim de junho, emendando com as férias do tribunal. Em 2 de agosto, renovou por mais 60 dias. A licença será interrompida por uma semana.
?Os dados médicos e os procedimentos a que me submeti nos últimos três anos estão fartamente documentados no serviço médico do STF?, declarou Joaquim. Na nota, ele diz que tem feito ?esforço redobrado para alcançar uma plena recuperação?.
Ele declarou que cumprirá com os deveres de ministro do STF, cargo ?honroso?. Por sua assessoria, Peluso disse que não daria declarações.
Com a presença de Joaquim, serão julgadas, na quinta-feira, questões de ordem no processo do mensalão. Ele é o relator do caso que investiga se houve pagamento de propina por parte do governo federal a parlamentares em troca de apoio em votações no Congresso.
Dos 57.121 processos que aguardam julgamento, 11.726 abarrotam o gabinete de Joaquim. São 20,5% do total. Quando tomou posse em 2003, Joaquim herdou o gabinete do ministro Moreira Alves (um dos mais lotados). Além disso, Joaquim foi sorteado para relatar o processo do mensalão, com 40 réus. Em segundo lugar no quesito gabinete.?
(O Globo)