Conteúdo da Notícia

Iraneide Moura Silva destaca que o processo eletrônico facilita o acesso da população à Justiça

Iraneide Moura Silva destaca que o processo eletrônico facilita o acesso da população à Justiça

Ouvir: Iraneide Moura Silva destaca que o processo eletrônico facilita o acesso da população à Justiça

A desembargadora Maria Iraneide Moura Silva destacou, durante discurso de posse nesta sexta-feira (08/07), que o processo virtual favorece o acesso da população à Justiça, principalmente nos Juizados Especiais.
?O processo judicial eletrônico representa a concreta exteriorização dos princípios da simplicidade, informalidade e celeridade, na medida em que favorece cada vez mais o acesso à Justiça, especialmente das camadas menos favorecidas economicamente?.
De acordo com a nova desembargadora, a velocidade da tecnologia da informação afetou de forma irreversível a rotina do Justiça. ?O processo eletrônico é realidade no Ceará desde 2008, quando o Judiciário com o apoio do Conselho Nacional de Justiça aqui o implementou, em primeira mão, nos vinte juizados especiais de Fortaleza?.
Iraneide Moura Silva ressaltou que a virtualização da Justiça se encontra em ?franca expansão de informatização dos processos, tarefa impulsionada pelo desembargador Ernani Barreira Porto, cuja continuidade está agora nas mãos do honrado presidente deste Egrégio Tribunal, desembargador José Arísio Lopes da Costa?.
Sobre os desafios do novo cargo, a desembargadora afirmou que assume com o compromisso de atender aos anseios da sociedade. ?Resta-me o compromisso de empenhar-me para, com redobrado afinco, conjugar esforços em sintonia com os meus pares, e continuar a promover a efetivação da prestação jurisdicional?. Na avaliação da magistrada, as palavras do ministro Luiz Fux refletem a importância do Poder Judiciário para a população. ?Se o povo, se a sociedade como um todo, tem fome e sede de Justiça, então o Judiciário tem por obrigação saciá-los?.
Ao encerrar o discurso, ela agradeceu os colegas magistrados e servidores que a acompanharam ao longo da carreira. Também agradeceu aos familiares e destacou os ensinamentos dos pais. ?No exercício do meu mister, guiei-me, e assim pretendo continuar, pelos princípios legais e principalmente pelos ensinamentos éticos e morais de meu saudoso pai e de minha mãe que pautaram suas vidas pelo caminho da honestidade, do qual tenho certeza, nunca me afastarei?.