Conteúdo da Notícia

Instituições internacionais manifestam seu pesar pelo falecimento de Roberto Jorge

Ouvir: Instituições internacionais manifestam seu pesar pelo falecimento de Roberto Jorge

29.07.09
Perda irreparável para a magistratura e, sobretudo, para seus entes queridos, a súbita morte do juiz Roberto Jorge Feitosa de Carvalho tem levado várias instituições a manifestarem seu voto de pesar.
Nos últimos dias chegaram a Associação Cearense de Magistrados (ACM) diversas mensagens de condolências como a expressa pela presidente do Tribunal Constitucional da Espanha, Maria Emilia Casas Baamonde; pelas magistradas do Tribunal Supremo do Reino da Espanha, Mª Lourdes Arastey Sahún e Rosa María Virolés Piñol; pelo Conselheiro da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Francisco Arnau Navarro e outras autoridades internacionais.
Atual presidente da Rede Latino Americana de Juízes (Redlaj), Roberto Jorge morou na Espanha onde, em 2006 e 2007, concluiu mestrado em Direito Constitucional na Universidade de Barcelona e recebeu o diploma de Estudos Avançados com a dissertação ?Cooperação Judicial na União Européia?. Em seguida, concluiu Programa de Doutoramento em Direito Constitucional na mesma universidade, no programa ?Direito na Sociedade Globalizada?.
Durante sua estada no país, o magistrado angariou o respeito profissional por sua atuação engajada, bem como criou laços de amizade dos que hoje manifestam sua saudade.
Marcelo Roseno, vice-presidente da ACM, reitera o papel de destaque do magistrado e amigo Roberto Jorge: ?Todos estão profundamente consternados. O que aconteceu nos faz pensar na exposição ao risco ao qual todos nós estamos submetidos nas estradas. Mas, o fato é que a magistratura perde um homem extremamente empreendedor, capaz, de espírito irrequieto. O que esperamos agora é que a família e os amigos tenham forças para superar esta imensa perda?, salienta.
O presidente da ACM, Des. Ademar Mendes Bezerra, lembra que o Roberto Jorge foi seu aluno no curso de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC): ?Ele sempre teve uma atuação brilhante, não só como aluno, mas em toda sua trajetória posterior como assessor do Des. Raimundo Hélio e como magistrado, quando foi coordenador da Escola Superior da Magistratura (Esmec) no tempo do Desembargador Francisco Hugo Alencar Furtado. Exatamente por esta sua atuação destacada, ele acabou sendo eleito para Presidência da Redlaj. Por conta disso, nos últimos meses, ele estava se dedicando com empenho na coordenação do III Congresso Ibero-americano Sobre Cooperação Judicial, que acontecerá em Fortaleza, no final de novembro. Ou seja, era um homem em plena trajetória profissional e pessoal. A perda dele e das outras vítimas do acidente nos deixa profundamente consternado?, afirma.
Em sua mensagem de condolências, os juízes aposentados Gilmaise de Oliveira e Paulo Eduardo lembram com carinho do colega. ?Daqui de Miami, Paulo e eu tomamos conhecimento do infausto acontecimento que arrebatou do nosso convívio o companheiro Roberto Jorge. Na última reunião da diretoria sentei-me ao seu lado e conversamos muito a respeito do Congresso Internacional que ele estava organizando. O Dr. Roberto, todos sabemos, era um jovem culto, estudioso, trabalhador e muito empreendedor. Gostaria de que chegasse a sua família o nosso carinho e o nosso silêncio respeitoso, nessa hora em que não sabemos o que dizer. Só Deus na sua infinita bondade e sapiência pode minorar essa dor?, afirma Gilmaise.
No Brasil, além de juiz titular da Comarca de Cariré (na qual será homenageado com uma missa na próxima quinta-feira, dia 23/07), Roberto Jorge também era membro do Comitê Gestor dos Sistemas Informatizados do Poder Judiciário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Dentre as entidades nacionais que manifestaram seu voto de pesar está a associação dos Magistrados do Rio Grande do Norte, na figura de seu presidente, o juiz Mádson Ottoni de Almeida Rodrigues.
Saiba mais
O juiz Roberto Jorge Feitosa de Carvalho faleceu nesta quinta (23/07) no final da tarde, em um acidente de carro km 365 da BR 020, em Maranguape. Além do magistrado, o acidente vitimou sua secretária, Nataliê Rodrigues Melo, de 21 anos, o empresário Fábio Augusto Moreira Aguiar, 39, e Leonardo Camurça Aguiar, 10, filho de Fábio Augusto.Outras três pessoas ficaram feridas.
Em 2006 e 2007, concluiu mestrado em Direito Constitucional na Universidade de Barcelona, na Espanha, e recebeu o diploma de Estudos Avançados com a dissertação ?Cooperação Judicial na União Européia?. Em seguida, concluiu Programa de Doutoramento em Direito Constitucional na mesma universidade, no programa ?Direito na Sociedade Globalizada?.
Roberto Jorge também foi bolsista da União Européia (Programa Alban) e da Agência Espanhola de Cooperação Internacional. Além de ter participado das Jornadas de formação contínua para Juízes Tutores de Juízes em prática, promovido pela Escola Judicial do Conselho Geral do Poder Judiciário Espanhol e do curso de Direito Internacional Público, promovido pela Hague Academy of International Law, em Haia, Holanda.