Conteúdo da Notícia

Iniciativa do TJCE para analisar e julgar crimes de improbidade é tema do “Judiciário em Evidência

Iniciativa do TJCE para analisar e julgar crimes de improbidade é tema do “Judiciário em Evidência”

Ouvir: Iniciativa do TJCE para analisar e julgar crimes de improbidade é tema do “Judiciário em Evidência”

O “Judiciário em Evidência” desta segunda-feira (05/08) debate sobre os grupos de juízes instituídos pela Presidência do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) para analisar e julgar processos de crimes contra a administração pública. Para assistir, basta ficar ligado na TV Fortaleza, às 14h30min. A emissora é transmitida pelos canais 6 (NET), 61.4 (digital aberto) e 361.4 (Sky).

O desembargador Inácio de Alencar Cortez Neto, supervisor das equipes, é o convidado da semana. O magistrado explica que a atuação está ocorrendo na Capital e no Interior, onde as comarcas foram divididas em núcleos.

Em Fortaleza, os juízes ficam concentrados no Fórum Clóvis Beviláqua, mas se deslocarão para comarcas da Região Metropolitana. Já no Interior, todos os meses, de agosto a dezembro deste ano, o supervisor e os juízes permanecerão uma semana em cada núcleo.

Ainda na entrevista, o desembargador expõe que a iniciativa busca cumprir a Meta 18 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que consiste em identificar, monitorar e/ou julgar, até o fim de 2013, as ações de improbidade administrativa e ações penais relacionadas a crimes contra a administração pública, distribuídas até 31 de dezembro de 2011. Inácio de Alencar Cortez, que é o gestor da meta no âmbito do Judiciário cearense, disse ainda que os grupos prestam o auxílio se o juiz titular da comarca considerar a ajuda necessária.

O programa de TV mostra também a solenidade de posse dos desembargadores Lisete de Sousa Gadelha e Raimundo Nonato Silva Santos, ocorrida na última sexta-feira (26/07). Além disso, tem reportagem sobre a participação do projeto “Fabrica Escola” na Feira Internacional do Artesanato, realizada de 19 a 28 de julho, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

O “Judiciário em Evidência” é reprisado na quarta-feira (7h), quinta-feira (15h10) e no sábado (12h). Também é disponibilizado, após a exibição inédita na TV, no site www.tjce.jus.br e no YouTube (Canal TJCE Imprensa).