Conteúdo da Notícia

Inicia hoje o III Congresso Ibero-americano sobre Cooperação Judicial., no Gran Marquise

Ouvir: Inicia hoje o III Congresso Ibero-americano sobre Cooperação Judicial., no Gran Marquise

23.11.09
Cerca de 700 magistrados de 19 países das Américas do Sul e Central, Caribe, México, Portugal e Espanha já estão em Fortaleza para participar do III Congresso Ibero-americano sobre Cooperação Judicial. O tema central do Congresso é a ?Sociedade do Conhecimento e Direitos Humanos?.
O evento tem início hoje (23/11) e vai até a 5ª.feira (26/11), no Hotel Gran Marquise, tendo como objetivo possibilitar as condições culturais e materiais necessárias para uma ampla integração cooperativa entre os poderes judiciários da América Latina.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, na foto, fará a abertura da conferência com a palestra ?Sociedade do Conhecimento e Direitos Humanos na Visão do Supremo Tribunal Federal do Brasil?. Durante três dias, os participantes do importante evento irão discutir a informatização no Judiciário, a integração judiciária na América Latina e os Direitos Fundamentais.
O congresso é uma realização da Rede Latino-americana de Juízes (Redlaj), entidade que reúne mais de 350 magistrados de 19 países latino-americanos. O presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, e o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Cesar Asfor Rocha, já confirmaram presença na solenidade de abertura do Congresso.
O evento tem apoio institucional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do TJ/Ce, ACM, além da cooperação da Universidade de Barcelona, da Escola Nacional de Magistrados (ENM) e da Universidade Autônoma do Chile. As duas edições anteriores foram realizadas em Barcelona, na Espanha, e em Santiago, no Chile.