Conteúdo da Notícia

Infratores da Lei Maria da Penha assistem à palestra sobre reflexo da violência familiar em crianças

Infratores da Lei Maria da Penha assistem à palestra sobre reflexo da violência familiar em crianças

Ouvir: Infratores da Lei Maria da Penha assistem à palestra sobre reflexo da violência familiar em crianças

O Núcleo de Atendimento ao Homem Autor de Violência Doméstica contra a Mulher (Nuah) realizou, nesta sexta-feira (15/03), no Fórum Clóvis Beviláqua, a quinta oficina socioeducativa para infratores da Lei Maria da Penha. A palestrante foi a psicóloga Francis Helen Freire de Souza, da Organização Não Governamental (ONG) Instituto da Infância (Ifan), que falou sobre o reflexo da violência doméstica nos filhos.

De acordo com a coordenadora do Nuah, Tatiane Carneiro de Castro, a temática foi escolhida porque muitos dos assistidos presenciaram, desde cedo, agressões físicas e psicológicas. “Pelos depoimentos, observamos casos de homens que vivenciaram a violência em casa, durante a infância. Isso ficou marcado, interferindo ainda hoje na vida deles”, disse.

A psicóloga Francis Helen destacou a importância da palestra. “Tentamos fazê-los entender que a construção da história de vida da criança pode ser diferente”. A palestrante também ressaltou que definir competências familiares e fortalecer a paternidade exercida de forma responsável pode evitar a reincidência da violência doméstica. “Assumindo essa responsabilidade, o homem se predispõe a cuidar da família e da criança”, observou.

Treze assistidos do Nuah participaram do encontro. Entre eles, o eletricista D.E.B.S., que aprovou as orientações. “Tudo começa na infância e futuramente isso refletirá no aspecto psicológico da pessoa”. Para o pintor automotivo E.F.O., há questões sobre a família ainda desconhecidas por muitos pais. “A palestrante deixou essas questões bem claras”, disse.

AS OFICINAS

As oficinas socioeducativas do Nuah ocorrem mensalmente trazendo convidados diferentes para esclarecer temas relacionados à violência. Os encontros são destinados ao infrator da Lei Maria da Penha com limitação de tempo em comparecer ao Fórum Clóvis Beviláqua para receber acompanhamento. A próxima oficina, no dia 12 de abril, trará a psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool de Drogas (Caps-AD), da Prefeitura de Fortaleza.

O NÚCLEO

O Nuah é de responsabilidade da Vara de Penas Alternativas da Comarca de Fortaleza, em parceria com a Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado e com o Ministério da Justiça. Os assistidos são encaminhados pelo Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Capital para serem acompanhados por equipe multidisciplinar, formada por profissionais de Psicologia, Assistência Social e Direito.

IFAN

O Instituto da Infância (Ifan) é uma ONG, criada em 1999, que desenvolve projetos voltados para a proteção da criança. O foco é principalmente nos menores que têm até seis anos de idade. Com sede em Fortaleza, atua também no Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Paraíba.