Conteúdo da Notícia

Importância do Judiciário na democracia é tema de palestra para novos magistrados

Importância do Judiciário na democracia é tema de palestra para novos magistrados

Ouvir: Importância do Judiciário na democracia é tema de palestra para novos magistrados

A presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Iracema Vale, deu boas-vindas aos 76 novos juízes que tomarão posse nesta quinta-feira (25/02). Durante a tarde desta terça-feira (23/02), os novos magistrados foram recepcionados com apresentação sobre a importância da justiça para o sistema democrático brasileiro.
A palestra “Judiciário e Democracia” foi proferida pelo doutor em Ciências Sociais e professor da Universidade de Fortaleza (Unifor), Gustavo Raposo Pereira Feitosa. “O judiciário tem um papel de destaque na sociedade, mas para chegar onde chegamos passamos por muitas transformações”, afirmou. A apresentação fez um histórico do sistema judiciário desde o modelo judicial colonial aos dias de hoje.
O palestrante esclareceu ainda aos novos magistrados a importância social que os juízes tem nas comunidades, já que todas as 76 comarcas que receberão os magistrados são de entrância inicial. “O juiz precisa compreender o seu papel. Ele representa uma instituição, e que tem grande valor nas comunidades”.
O desembargador Heráclito Vieira Neto, que atuou como debatedor na palestra, enfatizou aos novos juízes que, apesar das dificuldades que irão encontrar, é importante ter equilíbrio e bom senso nas tomadas de decisões. “Fiquei muito feliz com o convite para fazer parte desse debate tão importante para os magistrados que estão chegando”, disse.
Também atuando como debatedor, o juiz auxiliar da Presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), Marcelo Roseno, falou da importância de debater o histórico do judiciário, pois “existem características que são extremamente atuais”.
Na ocasião, a desembargadora Nailde Pinheiro afirmou que a palestra foi muito proveitosa para os recém-chegados: “os novos juízes puderam ouvir experiências de um professor e de magistrados de uma forma didática sobre como vai ser o dia a dia nas comarcas e isso é muito importante”.