Conteúdo da Notícia

III Congresso Ibero-americano Sobre Cooperação Judicial

Ouvir: III Congresso Ibero-americano Sobre Cooperação Judicial

09.06.2009
Com o tema “Sociedade do Conhecimento e Direitos Humanos”, o III Congresso Ibero-americano sobre Cooperação Judicial se propõe a aprofundar discussões e trocas de experiências iniciadas nas edições anteriores. Além de palestras e oficinas práticas, painéis e visitas guiadas a órgãos judiciais estão previstas na programação do evento, que ocorre de 23 a 26 de novembro, em Fortaleza. O desenvolvimento da cooperação judiciária e os desafios da justiça diante das novas tecnologias serão alguns dos temas abordados por importantes nomes da magistratura ibero-americana.
A partir do tema central, os expositores discorrerão sobre questões relacionadas à “gestão e integração judiciárias”, “tecnologia e efetividade dos direitos” e “combate à violência institucional”. Os palestrantes serão juristas e magistrados de reconhecidos conhecimentos e experiência nas áreas abordadas durante o Congresso. Os debates propiciarão espaço para perguntas e comentários, privilegiando a participação de todos.
“Essa é uma oportunidade única de assistir no Brasil, palestras proferidas por juristas, catedráticos, juízes de toda ibero-america e expertos em direitos humanos, cooperação judicial, novas tecnologias da informação aplicadas ao judiciário e novas formas de interação entre os juízos”, destaca o juiz Roberto Jorge Feitosa, presidente da Rede Latino Americana de Juízes (REDLAJ), realizadora do evento. Roberto Jorge é também integrante do conselho fiscal da Associação Cearense de Magistrados (ACM).
Para ele, a interação e a troca de experiências entre os magistrados são de fundamental importância e têm reflexos diretos na sociedade: “Todas as discussões que se levarão a cabo possuem um só objetivo: a agilização dos procedimentos judiciais”.
Um dos destaques da III edição do Congresso Ibero-americano sobre Cooperação Judicial será a realização da II Mostra Ibero-americana sobre Procedimentos Eletrônicos, que ocorrerá paralelamente ao Congresso e propiciará a apresentação de novas ferramentas tecnológicas utilizadas com êxito nos poderes judiciários de diversos países ibero-americanos. Os participantes terão a oportunidade de assistir simulações de sistemas jurídicos virtuais bem como demonstrações sobre a informatização do sistema judicial brasileiro.
O evento será realizado em parceria com a Associação Cearense de Magistrados (ACM) e a Escola Nacional dos Magistrados (ENM).
Entidades que já apóiam o evento:
Associação Cearense de Magistrados (ACM)
Associação dos Juízes Federais da 1ª Região – AJUFER
Associação dos Magistrados Brasileiros ? AMB
Centro de Estudios de Justicia de las Américas ? CEJA
Centro Europeo y Latinoamericano para el Diálogo Social ? CELDS ? Universidad Castilla-La Mancha, Espanha
Escola Nacional de Magistrados ? ENM
Fortaleza Convention Bureau
Instituto de Derechos Humanos Bartolomé de las Casas ? Universidad Carlos III de Madrid ? Espanha
Serviço
III Congresso Ibero-americano Sobre Cooperação Judicial: Sociedade do Conhecimento e Direito Humanos,
Data: 23 a 26 de novembro de 2009
Local: Hotel Grand Maquise (avenida Beira-Mar, 3980, Fortaleza ? Ceará ? Brasil)
Inscrições: divulgação em breve.