Conteúdo da Notícia

III Ciclo de Inspeções Extrajudiciais tem início nesta terça-feira

III Ciclo de Inspeções Extrajudiciais tem início nesta terça-feira

Ouvir: III Ciclo de Inspeções Extrajudiciais tem início nesta terça-feira

A Corregedoria Geral da Justiça iniciará, nesta terça-feira (12/05), o III Ciclo de Inspeções Extrajudiciais nos cartórios da Comarca de Fortaleza. Serão fiscalizadas, até o próximo dia 19, as serventias de Registro de Imóveis e os cartórios de Distribuição de Protestos Escritura e 2º Ofício Distribuidor de Protestos e Títulos.

Os auditores, Márcia Aurélia Viana Paiva e Sóstenes Francisco de Farias, responsáveis pelos trabalhos de fiscalização, salientaram que o objetivo da ação é orientar os cartorários para que possam oferecer um melhor serviço à população.

“Durante as atividades serão observadas a qualidade do atendimento dos cartórios, a preservação do acervo, a regularidade do uso dos selos e dos atos praticados, além do repasse dos recursos ao Fundo de Reaparelhamento e Modernização do Poder Judiciário (Fermoju)”, explica Márcia Aurélia.

Algumas unidades já foram inspecionadas, a exemplo de todos os cartórios de Registro Civil e de Ofício de Notas de Fortaleza, além das serventias de Registro Civil e de Imóveis das comarcas de Trairi, Redenção, Caucaia e Pacatuba.

Após cada inspeção, os auditores apresentam ao corregedor geral da Justiça, desembargador Francisco Lincoln Araújo e Silva, relatório dos trabalhos desenvolvidos com a exposição de irregularidades, se encontradas.

A medida consta na Portaria nº 30/2015, publicada no Diário da Justiça Eletrônico no último dia 5.