Conteúdo da Notícia

Comissão do Tribunal de Justiça do Ceará define ações socioambientais

Comissão do Tribunal de Justiça do Ceará define ações socioambientais

Ouvir: Comissão do Tribunal de Justiça do Ceará define ações socioambientais

A Comissão de Responsabilidade Socioambiental do Poder Judiciário do Ceará, presidida pelo desembargador Carlos Alberto Mendes Forte, em reunião realizada na última sexta-feira (08/05), no Palácio da Justiça, deliberou sobre uma série de ações de sustentabilidade ambiental que serão adotadas no âmbito da Justiça estadual.

Entre as iniciativas, está a melhoria do sistema de depósito e armazenamento de resíduos sólidos no Fórum Clóvis Beviláqua, Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec). A Comissão pretende envolver nessas atividades as comunidades que residem no entorno das unidades. Outra medida será a promoção de um seminário para sensibilizar e capacitar servidores na educação socioambiental.

O desembargador Mendes Forte explicou que está previsto ainda a formulação de um planejamento para definir as ações futuras da comissão. “Quem vai dizer o que vamos fazer, a longo prazo, é o planejamento que iremos elaborar, a partir da orientação do professor Albert Gradvohl”, que participa como membro honorário e consultor em gestão econômico ambiental. O magistrado informou que as ações terão início na Capital, mas que a intenção é abranger as demais comarcas do Estado.

Também integram a comissão, os secretários Especial de Planejamento e Gestão (seplag) e de Administração (Secad), respectivamente, José Joaquim Neto Cisne e Martin Kair de Brito, além de representantes do Fórum, Esmec, TJCE e Assessoria Institucional.

A Comissão de Responsabilidade Socioambiental foi designada pela Presidência do TJCE em 23 de março deste ano, por meio da Portaria nº 626/2015. A medida atende à Resolução nº 201/2015, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que define no âmbito do Poder Judiciário a adoção de modelos de gestão organizacional e de processos estruturados na promoção da sustentabilidade ambiental, econômica e social.